Arquidiocese de Braga -

7 abril 2022

Papa confia meditações da Via Sacra a um grupo de famílias

Fotografia

DACS com Agência Ecclesia

Algumas famílias vão transportar também a cruz entre uma estação e outra.

\n

O Papa Francisco confiou as meditações da Via Sacra de Sexta-feira Santa de 2022 a um grupo de famílias, a propósito do ano especial dedicado à família. A celebração regressa ao Coliseu de Roma depois da interrupção provocada pela pandemia.

De acordo com o director da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, o grupo de famílias que vai preparar os textos das meditações e das orações para as estações da Via Sacra está ligado a comunidades e associações católicas de voluntariado e assistência.

Algumas famílias vão transportar também a cruz entre uma estação e outra. O ano dedicado à família deve-se aos cinco anos da exortação apostólica ‘Amoris Laetitia’.

Todos os anos, o Papa escolhe autores diferente para a redacção dos textos de reflexão da Via Sacra de Sexta-feira Santa. Em 2021, no Vaticano, a Via Sacra decorreu com meditações de crianças sobre problemas na escola e as consequências da pandemia de covid-19. Em 2020, as meditações foram redigidas por um grupo de presos da cidade de Pádua, na Itália, e a celebração decorreu numa Praça de São Pedro vazia. Em 2019, a última ocasião em que a Via Sacra decorreu no Coliseu, a autora foi uma religiosa italiana, Eugenia Bonetti, conhecida pelo seu compromisso na luta contra o tráfico de pessoas. Em 2018, a tarefa coube a um grupo de jovens estudantes de Roma.

O “ano especial” dedicado à família começou a 19 de Março de 2021, assinalando o 5.º aniversário da exortação Amoris Laetitia, e decorre até à celebração do X Encontro Mundial das Famílias, em Roma, a 26 de Junho.