21 abril 2022

X Encontro Nacional de Alunos de EMRC está a chegar!

DACS

A iniciativa, que se realiza a 22 e 23 de Abril na cidade de Guimarães, volta ao modelo presencial.

"No Berço sou… Acolhido, mimado, nutrido!" é o tema do X Encontro Nacional de Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Ensino Secundário (ENES).

“Depois do que vivemos queremos que este encontro seja um momento de festa, alegria, partilha e, também, sinal claro de uma atitude solidária e ecológica”, explica ao EDUCRIS o professor Sérgio Martins, da equipa nacional da EMRC.

Durante os dois dias os alunos são desafiados a trazer “produtos de puericultura destinados às crianças que mais precisam e que vão ser entregues à Cáritas Diocesana”, pois “no berço se acolhe a grandeza, e a originalidade, mas também a fragilidade da vida de cada pessoa, que aprende a levantar-se e a caminhar como dom e partilha para os outros”.

Numa iniciativa sintonizada com o conceito de Ecologia Integral, preconizada pelo Papa Francisco na Encíclica Laudato Si’, o encontro vai evitar “o uso de plástico bem como de materiais de utilização única”, apostando em produtos reciclados nas suas várias actividades.

No total o encontro conta com 2150 alunos de 65 escolas de todo o país.

Os alunos vão ser acolhidos, na tarde desta sexta-feira, no pavilhão municipal de Guimarães com várias actividades lúdicas. Pelas 22h30 acontece o encontro/concerto de Fernando Daniel.

Na manhã de sábado os alunos vão realizar um peddy papper pela cidade de Guimarães. A festa de encerramento está prevista para as 14h00 e conta com a presença de D. José Cordeiro, arcebispo de Braga.