Arquidiocese de Braga -

28 abril 2022

73 pares de noivos participam no CPM em Barcelos

Fotografia

DACS com Pe. Sampaio Viana

Os sacerdotes do arciprestado prepararam vários temas do futuro próximo.

\n

73 noivos participaram nos encontros de noivos promovidos pelo Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM) do arciprestado de Barcelos, de acordo com o Pe. Marco Gil, assistente do CPM.

Na reunião mensal do clero de Barcelos, o pároco de Arcozelo e Lijó explicou que foram realizados dois encontros de noivos em Março, no salão paroquial de Rio Covo Santa Eugénia, e deixou a agenda dos encontros para 2023: 25 de Fevereiro e 4, 18 e 25 de Março.

Foi ainda apresentado aos sacerdotes que trabalham ou residem nas 89 paróquias barcelenses o Pe. Vítor Ferros como novo elemento da comunidade espiritana da Silva. O padre Eduardo Miranda, director do Centro Espírito Santo e Missão (CESM), afirmou que o padre Vítor vai continuar como primeiro responsável da pastoral vocacional dos espiritanos em todo o país.

O padre Eduardo lembrou também que a próxima sessão dos “Encontros do CESM” vai realizar-se, no próximo dia 18 de Maio, às 21h30, no auditório municipal de Barcelos, com uma palestra do Dr. Paulo Magalhães intitulada “Laudato Sí – (não) estamos à beira da catástrofe”.

O arcipreste de Barcelos, padre Manuel da Graça Ferreira de Oliveira, pároco de Barcelinhos e Rio Covo Santa Eugénia, informou que, no próximo dia 15 de Maio, se completam 40 anos da visita do Papa S. João Paulo II ao Sameiro e, por isso mesmo, se realiza uma peregrinação das crianças e adolescentes a este santuário, começando, às 14h00, com a concentração junto à estátua do Papa S. João Paulo II, realizando-se depois uma peregrinação em direção ao santuário. Durante a Eucaristia, será prestada uma homenagem/despedida ao Arcebispo Emérito D. Jorge Ortiga.

Quanto à Festa das Cruzes, o prior de Barcelos, monsenhor Abílio Fernando Alves Cardoso, informou que a Missa solene será celebrada às 12h00 e presidida pelo Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro, que também preside à regressada procissão, a partir das 17h30.

Uma outra procissão mereceu a atenção do clero barcelense: a do Corpo de Deus, no próximo dia 16 de Junho.