9 junho 2022

Ronda da Lapinha regressa a 19 de Junho

DACS

A eucaristia solene é presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro.

A tradicional Ronda da Lapinha, na paróquia de São Lourenço de Calvos, no arciprestado de Guimarães e Vizela, regressa a 19 de Junho, agora nos moldes tradicionais.

Depois de uma novena entre os dias 10 e 18, sempre às 21 horas, no Santuário da Lapinha, o dia 19 é preenchido com três eucaristias: depois das eucaristias das 7h e 8h e do sacramento da reconciliação às 9h, às 11 horas tem lugar a eucaristia solene, presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro.

A célebre procissão parte do Santuário da Lapinha às 13 horas, prevendo-se que chegue à Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira às 16h30, de onde sairá às 17 horas para regressar ao Santuário, onde se faz o Adeus a Nossa Senhora às 20h30.

Realizada ao longo de mais de quatro séculos, esta peregrinação tem na sua génese o carácter de um clamor de penitencia, percorrendo 14 freguesias do concelho de Guimarães (Calvos, Infantas, Costa, Mesão Frio, Azurém, Oliveira do Castelo, S. Paio, S. Sebastião, Creixomil, Urgezes, Polvoreira, Tabuadelo, S. Faustino e Abação) numa distância de 21 Km. O objectivo é levar a Senhora da Lapinha à igreja da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira. Indo por um caminho e regressando por outro, o trajecto tem uma forma circular, o que lhe atribui a designação “Ronda da Lapinha”.