21 junho 2022

Cónego Joaquim Félix lança novo livro de poesia

DACS com DM

Obra é apresentada a 28 de Junho, na Capela da Imaculada, às 21h30.

Manuel Pinto, jornalista, apresenta a 28 de Junho, na Capela da Imaculada, às 21h30, a nova obra “Livro da Deslocação”, do cónego Joaquim Félix, da Arquidiocese de Braga. A sessão contam com actuações musicais de André Bandeira e Olavo Barros.

Publicado pela Officium Lectionis Edições, o novo livro do cónego Joaquim Félix de Carvalho tem prefácio do cardeal D. José Tolentino Mendonça, teólogo, arquivista do Arquivo Apostólico do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana, na Cúria Romana. A fotografia da capa é de Alcino Gonçalves, e destaca uma escultura de Rui Chafes, exposta em Matera, sul de Itália.

No prefácio, o cardeal convida a meditar na prática da esgrima para se aprofundar a obra poética de Joaquim Félix de Carvalho, já que a esgrima "pode ser descrita como a activação de uma cadeia de deslocações que ocorrem num corpo em ordem ao encontro com outro corpo" e "de deslocações minimais se faz também este livro e a ideia de poesia que o autor persegue". D. Tolentino acrescenta que o padre Joaquim Félix "opera na linguagem isso mesmo: gradações, sincronizações, alongamentos ou retrações, movimentos que se desenham na discrição".

Nas palavras do arquivista do Vaticano e também poeta, “Livro da Deslocação” é um "volume de mística" e um «ensaio sobre o combate espiritual", o que "não faz menos deles um magnífico poemário", acrescenta.

Esta é a segunda obra do sacerdote, publicada após “Do Fundo do Cálice”, um livro que documenta e descreve dois artefactos litúrgicos singulares da capela da Árvore da Vida, que se encontra no interior do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo.

É apresentado no próximo dia 28 de Junho, (Seminário Menor de Braga), às 21h30, por Manuel Pinto. O momento conta com atuações musicais de e André Bandeira e Olavo Barros.

O livro pode ser adquirido na editora e em algumas livrarias em Braga, em Guimarães e no Porto.