29 junho 2022

O Papa, feliz com a sua recuperação: “Há três dias que consigo caminhar”

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

Francisco estaciona a cadeira de rodas e continua com a sua agenda, de bengala na mão.

“Há três dias que posso caminhar”. Isto foi confirmado pelo próprio Papa Francisco ao chegar ao salão do Palácio Apostólico do Vaticano, onde os bispos brasileiros o esperavam, numa visita “ad limina”, segundo informa Europa Press através do vídeo transmitido pela Sala Stampa ao Rome Reports.

O Pontífice caminha há alguns dias com uma bengala. Mas foi ontem, durante a sua audiência com as famílias missionárias do Caminho Neocatecumenal, que estacionou a sua cadeira de rodas, pelo menos em público.

Já desde a sua participação na quarta-feira passada no Encontro Mundial das Famílias em Roma começou a usar a bengala para alguns movimentos, como fez durante a missa de encerramento do mesmo evento no Sábado ou na audiência com a família de D. Orione no mesmo dia.

Francisco usa a cadeira de rodas desde 5 de Maio devido à lesão no joelho direito, que o obrigou, entre outras coisas, a adiar a sua viagem planeada à África para o início de Julho. No entanto, o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, visitará nestes dias o Sudão do Sul e a República Democrática do Congo, enviado pelo Papa.

Jorge Mario Bergoglio passa por sessões de fisioterapia de duas horas todos os dias para se recuperar e evitar uma operação. As previsões médicas devem ser animadoras, já que a viagem ao Canadá está na agenda no fim de Julho, o que foi confirmado pelo Vaticano, que já divulgou o programa da visita.

Será Papa “até que Deus permita”

É claro que o Papa se sente muito à vontade nas suas audiências com os bispos brasileiros, que chegam em grupo ao Vaticano, pois na semana passada confirmou aos prelados vindos da Amazónia que não pretendia renunciar e expressou o seu desejo de ser o Sucessor de Pedro “enquanto Deus permitir”.

“Ele afirmou que tem muitos desafios, mas que o que está a circular na imprensa não passa pela sua cabeça”, confirmou o arcebispo de Porto Velho, Roque Paloschi, em entrevista publicada pelo Vatican News.

Segundo o prelado, que colocou a frase literal na boca do Papa, é claro que Francisco tem “uma grande força”, o que “dá a todos muita força”.

“Às vezes até sentimos vergonha de nós mesmos por estarmos ali a reclamar de tantas coisas. O Papa tem muito ânimo!”, destacou Paloschi, um dos 17 bispos amazónicos que compõem a delegação brasileira.

Artigo de Rubén Cruz, publicado em Vida Nueva Digital a 28 de Junho de 2022.