5 julho 2022

Papa Francisco despede-se de Hummes lembrando que nunca esquecerá os pobres

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

“Guardo sempre na memória as palavras que D. Cláudio me disse no dia 13 de Março de 2013, pedindo-me para não esquecer os pobres”, confessa o Papa.

“Guardo sempre na memória as palavras que D. Cláudio me disse no dia 13 de Março de 2013, pedindo para não me esquecer dos pobres”.

É o que afirma o Papa Francisco no telegrama de condolências enviado ao Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, neste 5 de Julho, após a morte no dia de ontem do Cardeal Cláudio Hummes, OFM.

O Pontífice valorizou “os longos anos do seu dedicado e zeloso serviço, sempre guiado pelos valores evangélicos, à Santa Madre Igreja nos diversos cargos pastorais que lhe foram confiados, tanto no Brasil como na Cúria Romana, e pelo empenho nos últimos anos com a Igreja que caminha na Amazónia”.

Jorge Mario Bergoglio recorda o seu “querido irmão” e transmite a sua “profunda dor” pela perda do ex-prefeito emérito da Congregação para o Clero e “eleva ao Altíssimo os sufrágios para o seu descanso eterno”.

O cardeal morreu ontem no Brasil aos 87 anos devido a um cancro que enfraqueceu a sua condição física nos últimos meses.O seu corpo será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo, onde serão celebradas várias missas pelo seu descanso eterno.

Hummes sai sem ruído, com a humildade franciscana que sempre o caracterizou. O cardeal brasileiro ficará para a história como o homem que sussurrou ao ouvido de Francisco: “Não se esqueça dos pobres”.

O próprio Bergoglio assim o disse a 16 de Março de 2013, apenas três dias depois da eleição, numa audiência com os 6.000 jornalistas que cobriram o conclave: “Durante as eleições tive-o ao meu lado: um grande amigo. Quando as coisas ficaram um pouco difíceis, ele confortou-me”.

E continuou: “Quando os votos subiram para dois terços, houve os aplausos de sempre, porque eu tinha sido eleito. E ele abraçou-me, beijou-me e disse: “Não se esqueça dos pobres”.

Artigo de Rubén Cruz, publicado em Vida Nueva Digital a 5 de Julho de 2022.