Arquidiocese de Braga -
12 julho 2022
Vaticano admite que visita do Papa a Kiev é possível em Agosto
DACS com Agência Ecclesia
Avaliação será feita após regresso da visita ao Canadá, no fim de Julho.
O Vaticano admitiu no passado sábado que o Papa pode visitar Kiev já em Agosto, após a viagem ao Canadá.
O secretário do Vaticano para as relações com os Estados disse acreditar que, “voltando do Canadá, começaremos realmente a estudar as possibilidades”. A visita ao país da América do Norte decorre entre 24 e 30 de Julho.
Não descartando a hipótese de viagem a Kiev em Agosto, D. Paul Richard Gallagher explicou que isso “depende muito dos resultados da viagem ao Canadá” e de como “o Papa resistirá a essa viagem, que também é muito exigente”.
“O Papa está muito convencido de que, se pudesse fazer uma visita, poderia ter resultados positivos. Ele disse que irá à Ucrânia e sempre se mostrou disponível em visitar Moscovo e também a encontrar-se com as autoridades russas”, afirmou o arcebispo, que esclareceu que os contactos entre a Santa Sé e a Rússia são “bastante institucionais” neste momento e decorrem através das respectivas embaixadas, bem como de “contactos directos ou pessoais”.
O colaborador do Papa Francisco demonstrou ainda a preocupação com “as questões ucranianas e a resolução da guerra, ao mesmo tempo que estamos preocupados com o futuro dos Balcãs Ocidentais”, e acredita que é possível um encontro entre o Santo Padre e o patriarca ortodoxo de Moscovo em Setembro, no Cazaquistão, no 7.º Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais.
Partilhar