Arquidiocese de Braga -

19 julho 2022

Cardeal Zuppi perante a crise em Itália: “Precisamos de uma explosão de responsabilidade”

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

O presidente da Conferência Episcopal Italiana pediu que nas próximas decisões o bem comum seja levado em consideração acima dos interesses partidários.

\n

A guerra na Ucrânia e as suas consequências, a inflação, a pandemia, a precariedade laboral... Estas são apenas algumas das causas que, como apontou o cardeal Matteo Zuppi, arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana, geraram a grave crise actual e que exigem “uma explosão de responsabilidade” para “identificar o bem de todos”.

"Vemos com grande preocupação a situação política que se vive e que corre o risco de se sobrepor a uma fase mais geral da crise que já está a ter um forte impacto na vida das pessoas e das famílias", disse à agência Sir.

 

Pluralidade e diálogo

A situação actual, como destacou o Arcebispo, “exige clareza de decisões e fortes consultas com os parceiros sociais e com a Europa”.

Desta forma, “o confronto dialéctico e o pluralismo são uma riqueza indispensável da democracia, ainda mais diante dos próximos prazos eleitorais, mas num momento como este, convém dar o máximo de convergência e estabilidade” na hora de enfrentar decisões que os “irão afectar nos próximos anos”.

Artigo de Vida Nueva Digital, publicado a 18 de Julho de 2022.