22 julho 2022

Corpo de padre nigeriano encontrado quatro dias após sequestro

Fotografia CNS/Afolabi Sotunde, Reuters

DACS com The Tablet

O padre Cheitnum foi morto pelos seus sequestradores no mesmo dia em que foi raptado da paróquia.

O corpo de um padre na Nigéria foi encontrado quatro dias depois de ter sido sequestrado de uma paróquia no centro da Nigéria, informou um funcionário da diocese de Kafanchan.

O padre John Cheitnum foi um dos dois padres sequestrados por assaltantes a 15 de Julho da Igreja Cristo Rei em Lere, uma cidade no estado central de Kaduna.

O padre Emmanuel Okolo, chanceler diocesano, disse num comunicado que o segundo padre, o padre Donatus Suleiman, conseguiu fugir dos sequestradores e está seguro.

O padre Cheitnum foi morto pelos seus sequestradores no mesmo dia em que foi raptado da paróquia, disse o padre Okolo.

O chanceler diocesano pediu orações pelo padre Cheitnum e pela sua família, e apelou a que as pessoas não façam justiça com as próprias mãos em retaliação contra os sequestradores, caso estes sejam encontrados.

O presidente nigeriano Muhammadu Buhari condenou o assassínio do padre Cheitnum, dizendo numa declaração a 20 de Julho que estava profundamente perturbado com a morte causada por “criminosos que parecem estar empenhados em criar caos e desordem no país”.

Acrescentou que os ataques persistentes de homens armados contra pessoas inocentes, incluindo figuras religiosas, são uma grande preocupação do seu governo.

“Deixem-me assegurar aos nigerianos que o meu compromisso com esta questão é tão firme como sempre. Sempre tive o dever de convocar regularmente líderes de segurança para discutir estes desafios e o caminho a seguir”, disse Buhari no comunicado divulgado na capital Abuja.

Os sequestros e o assassínio foram os mais recentes de uma série de acções violentas contra comunidades católicas e clérigos nas últimas semanas.

A diocese de Kafanchan informou que durante as primeiras horas da manhã de 4 de Julho, o padre Emmanuel Silas foi sequestrado da reitoria da paróquia de São Carlos em Kauru. Foi libertado menos de 24 horas depois.

O Padre Vitus Borogo foi baleado e morto por assaltantes desconhecidos a 25 de Junho enquanto trabalhava em uma prisão-quinta no estado de Kaduna. Outro padre, o padre Christopher Odia, foi sequestrado a 26 de Junho na paróquia de São Miguel em Etsako, no estado de Edo, no sudoeste da Nigéria. Morreu quando foi baleado pelos seus sequestradores durante uma tentativa de resgate pela polícia local.

No dia de Pentecostes, 6 de Junho, pelo menos 40 fiéis foram mortos quando homens armados abriram fogo durante a missa matinal na Igreja de São Francisco Xavier em Owo, no estado de Ondo, no sudoeste. As autoridades continuam a investigar o incidente.

Autoridades da Igreja denunciaram a violência contra alvos católicos e pediram que as autoridades governamentais reprimam grupos armados que estão acrealizar sequestros e ataques a comunidades religiosas.

Artigo de Peter Ajayi Dada, publicado no The Tablet a 22 de Julho de 2022.