22 setembro 2022

1 e 2 de Outubro: I dia da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa

Fotografia Município de Braga

DACS

A iniciativa terá um carácter anual e tem como objectivo dar a conhecer os valores culturais materiais e imateriais da Semana Santa, fora da época da sua celebração.

O I dia da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa vai realizar-se a 1 e 2 de Outubro. Durante esses dias, Braga e as restantes localidades que integram a rede, irão organizar actividades que decorrerão, de forma simultânea, em todos os locais que integram a rede.

O programa contempla entradas gratuitas nos museus da Semana Santa e Irmandades, visitas a oficinas de arte sacra e de criação artística contemporânea, visitas guiadas temáticas sobre a Semana Santa, concertos e um concurso de desenho infantil.

Em Braga, a entrada no Tesouro-Museu da Sé Catedral de Braga será gratuita no dia 2 de Outubro, entre as 9h30 e as 12h30 h e das 14h30 às 17h30.

Concurso de Desenho Infantil

O tema dos trabalhos deverá estar relacionado com as celebrações e tradições da Semana Santa Europeia e as inscrições decorrem até ao dia 30 de Setembro. Saiba mais em https://www.diocese-braga.pt/noticia/1/34962

Mais sobre a Rede Europeia

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e faz parte da Fundação Italiana Federico II, representando diferentes municípios que, à semelhança de Braga, vivem de forma intensa as Celebrações da Semana Santa e da Páscoa.

O objectivo da rede é promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de acções que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, o seu principal objectivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.