23 setembro 2022

Cáritas Porto Rico pede apoio para ajudar as vítimas do furacão Fiona

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

Instituição pede à comunidade internacional para colaborar com donativos monetários a serem utilizados nas necessidades que surjam.

No Domingo passado, o furacão Fiona atingiu Porto Rico e a República Dominicana, causando grandes danos nas infraestrutura e redes de serviços.

O furacão registou ventos sustentados que chegaram a 210 quilómetros por hora – com rajadas de 250 quilómetros por hora – e agora dirige-se para as Bermudas, onde irá colidir nos próximos dias.

Nesta quarta-feira, o presidente de Porto Rico, Pedro Pierluisi, informou que o seu governo aceitou o pedido de emitir uma declaração de emergência na ilha após a passagem devastadora do Fiona, que causou pelo menos oito mortos.

Por sua vez, a Cáritas de Porto Rico anunciou que activou os seus protocolos para ajudar as famílias e comunidades porto-riquenhas afectadas.

O organismo esclareceu que a Igreja irá receber doações monetárias para usá-las nas principais necessidades que surgirem para apoiar a população.

“Não iremos receber doações materiais, pois é mais eficaz adquirir as principais necessidades das vítimas”, explicou a Cáritas.

Cinco anos após o furacão Maria

Porto Rico ainda não se recuperou do furacão Maria, que devastou a ilha há cinco anos, causando deslizamentos de terra e inundações históricas.

Naquela altura, a Cáritas Porto Rico apoiava os 78 municípios de Porto Rico. “Estamos dispostos a repetir este feito. Somos um povo resiliente e com fé vamos levantar-nos novamente”.

Através de suas redes sociais, a Cáritas Porto Rico agradeceu a Deus “por todas as almas generosas que doaram para aliviar a dor causada por este grande desastre natural à passagem do furacão Fiona”.

Partilharam um vídeo em que o pessoal da Cáritas é visto na cidade de Salinas a distribuir 400 caixas de comida e água a famílias que perderam tudo naquela cidade.

“Ficamos muito emocionados com a fé e a alegria com que se uniram para distribuir a ajuda, no meio de tanta dor”, observaram.

[Pode fazer uma doação à Cáritas de Porto Rico aqui, através de PayPal]

Artigo de Miroslava López, publicado em Vida Nueva Digital a 22 de Setembro de 2022.