27 setembro 2022

SNEC divulga Nota Pastoral sobre o "Educador Cristão"

Fotografia Marko Ivan Rupnik

DACS

A Nota surge a propósito da Semana Nacional da Educação Cristã que decorrerá de 2 a 9 de Outubro.

A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé divulgou hoje, dia 27 de Setembro, Memória de S. Vicente de Paulo, a Nota Pastoral “O Educador Cristão, um guia no caminho”.

Da autoria do Secretariado Nacional da Educação Cristã, a Nota surge a propósito da Semana Nacional da Educação Cristã que decorrerá de 2 a 9 de Outubro.

O documento encontra-se dividido em cinco pontos. O primeiro, "Educar é acompanhar", refere o educador cristão como aquele que acompanha os que lhe são confiados e que os orienta "para saírem de si mesmos e se abrirem à vida, aos outros, à fé, ao amor e à esperança".

O segundo ponto realça a importância de "acolher a riqueza pessoal do educando", cultivando um "olhar de estima e apreço pela riqueza única da personalidade de cada educando e uma atitude solidária e cooperante no seu pleno desenvolvimento".

A Nota sublinha ainda a importância de "educar com amor e para o amor", sempre no caminho da verdade e do bem. "A tentação de seguir o caminho largo, sem orientações nem regras, sem exigência nem responsabilidade, parece mais fácil e agradável, mas empobrece em vez de conduzir ao pleno desenvolvimento", pode ler-se.

O quarto ponto fala da necessidade de "envolver para educar juntos", apelando ao envolvimento e colaboração de todas as instituições ou associações implicadas na educação. Esta "aliança educativa", como refere o último ponto do documento, "apresenta-se em profunda sintonia com o caminho sinodal que a Igreja se esforça por seguir".

"Neste contexto, o educador cristão é chamado a acompanhar o seu grupo, fazendo-se presente e estando disponível para animar a participação concertada dos vários intervenientes da Educação. Numa cultura globalizada e complexa, alcançaremos melhor os frutos desejados se os educadores cristãos trabalharem unidos e conjugarem os seus esforços, sem se isolarem no seu grupo ou na sua área pastoral", refere o Secretariado.

Pode ler a nota na íntegra aqui.