Arquidiocese de Braga -
7 outubro 2022
Congresso Internacional marca 450 anos do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo
DACS com DM
Congresso Internacional sobre a Problemática dos Seminários Católicos decorre entre os dias 16 e 19 de Novembro, no Auditório Vita.
“Erguendo os olhos e vendo” é o título dado ao Congresso Internacional sobre a problemática dos Seminários Católicos que assinala os 450 anos da criação do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo. O evento decorre entre os dias 16 e 19 de Novembro no Auditório Vita, em Braga.
O Congresso, preparado por uma comissão científica em coordenação com o Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP), contará com a participação de investigadores de Portugal, França e Itália.
A conferência de imprensa de apresentação do evento decorreu esta quinta-feira na Sala de Conferências do Seminário Conciliar São Pedro e São Paulo, e contou com a presença do Arcebispo de Braga, do Reitor e do vice-Reitor do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo.
O programa do congresso apresenta-se como algo “potenciador de momentos de elevada cultura de reflexão sobre a emergência de novos paradigmas, em que a Arquidiocese de Braga, uma vez mais, deseja estar à frente como centro e luzeiro de reflexão e de promoção de uma ampla reforma, que ultrapasse as fronteiras da Igreja local", referiu o cónego Vítor Novais, na apresentação do evento.
O Reitor do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo espera que “este seja um evento decisivo para a Igreja”, salientando o desejo de que o congresso permita “olhar com esperança e com sentido de responsabilidade quer o presente quer o futuro”. “Com este congresso não queremos dar respostas de ontem às perguntas de hoje”, reiterou.
O presbítero referiu ainda que o encontro destina-se a “todo o povo de Deus que se preocupa com a dinâmica do Evangelho e que sente que é o momento para reflectir a temática, sem esquecer os antigos e actuais alunos”.
Na sua intervenção, o cónego Joaquim Félix de Carvalho salientou que o programa deste evento nasce de “uma reflexão demorada de cerca de um ano”, tendo a primeira de seis ou sete reuniões acontecido a 25 de Outubro do ano passado.
Sobre o tema, o vice-Reitor do Seminário e coordenador da Comissão Científica, explicou que teve como inspiração uma passagem do Evangelho segundo S. João. Após descrever o programa o responsável deu nota da vontade de, futuramente, partilhar o resultado deste congresso, fazendo “um enquadramento editorial que permita a tradução para várias línguas” como a inglesa, francesa, espanhola e italiana.
Acrescentou ainda que é expectável que “a reflexão final não seja só para a Diocese de Braga, uma Igreja local”, mas sim que esta “possa incluir todos os seminários católicos onde a Igreja Católica esteja presente”. O vice-Reitor do seminário deseja ainda que este congresso seja “uma luz capaz de iluminar em contextos de dificuldade e de crise na vida da Igreja”.
O Arcebispo de Braga marcou também presença na apresentação do Congresso Internacional. D. José Cordeiro adjectivou o tema do encontro como “desafiador”, referindo que “se o tempo que estamos a viver é duro e árduo, é porque algo de novo está a nascer”.
O Arcebispo de Braga deu ainda nota da importância deste Congresso Internacional na construção do processo sinodal em curso. Sobre o encontro, D. José Cordeiro espera que este “possa produzir frutos”.
Considerando que actualmente “temos mais perguntas do que respostas”, o Arcebispo reitera que o encontro “é aberto a todo o povo santo de Deus e a todas as Dioceses para que juntos possamos ser esse contributo e responder a tantas perguntas”.
D. José Cordeiro anseia por “uma resposta diferente a quem continua a dizer que «sempre foi assim»”.
O programa do congresso, assim como o formulário de inscrição, pode ser consultado em https://fazsentido.pt/
Partilhar