19 outubro 2022

Sequestrado na Nigéria um padre depois de realizar um funeral

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

O pároco de Abata Nsugbe desapareceu a caminho da reitoria a 12 de outubro.

A arquidiocese nigeriana de Onitsha está em suspense após o sequestro, na última quarta-feira, 12 de outubro, do jovem padre Joseph Igweagu. De acordo com um comunicado divulgado pela diocese, o pároco de San José, em Abata Nsugbe, “foi sequestrado quando voltava à reitoria depois de celebrar uma missa fúnebre em Umunnachi”.

Onda de sequestros

Enquanto na Igreja local realizam esforços para saberem o paradeiro do sacerdote, convidam também os fiéis a rezar pela sua libertação. Na carta, assinada pelo chanceler da arquidiocese, convidam a rezar pela libertação “incondicional” do padre, ao mesmo tempo em que apontam que se está a fazer “tudo o possível para obter sua libertação”.

“Enquanto rezamos pela conversão dos seus captores, apelamos à nossa Mãe Maria, que desata todos os nós, que interceda por ele para que em breve seja libertado ileso”, disseram no comunicado.

Este sequestro ocorreu no Estado de Anambra, que está localizado no sudeste da Nigéria e é uma das áreas afetadas pelo fenómeno do sequestro para fins de extorsão, crime atualmente endémico em várias áreas da Nigéria, segundo a Agência Fides.

Artigo de Mateo González Alonso, publicado em Vida Nueva Digital a 19 de outubro de 2022.