24 outubro 2022

Pastoral Universitária de Braga assinalou o Dia Mundial das Missões

Fotografia Pastoral Universitária de Braga

DACS com DM

Os jovens voluntários dos projetos da Pastoral Universitária juntaram-se, na Igreja dos Terceiros, para assinalar o Dia Mundial das Missões.

A Pastoral Universitária de Braga assinalou o Dia Mundial das Missões com uma Eucaristia do voluntariado universitário. Celebração teve lugar na Igreja dos Terceiros. Além do Cónego Eduardo Duque, coordenador do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária e Ensino Superior, a celebração contou com a participação do o padre Fabian Cofie, do Gana, e do padre João Vianey Fuka, da Indonésia.

A homilia foi também proferida a três vozes, com os três sacerdotes a reforçarem a mensagem da oração, da ação missionária ao serviço dos outros, desde que os missionários estejam com o coração revestidos de Cristo. No ofertório, os jovens exibiram dísticos sobre o objetivo e linhas mestras da missão do voluntariado jovem, formando depois uma cruz. Na Ação de Graças, os jovens universitários que estiveram em missão na Arquidiocese de Braga e no estrangeiro, receberam diplomas.

Na sua intervenção, o padre Duque referiu que “um único universitário pode ser capaz de evangelizar muitos universitários. Mas para isso tem que estar com o coração cheio, tem que estar com o coração revestido com os sentimentos de Cristo. Isto é, estar com o coração revestido de compaixão, de solidariedade e de vontade de transformar esta sociedade num mundo melhor”.

Por outro lado, o diretor da Pastoral Universitária acrescentou que estar com o coração revestido de Cristo é estar com alegria, de bem consigo próprio, capaz de transformar outros jovens universitários. “É ter a capacidade criativa, típica de um universitário. O que nós queremos é que o universitário missionário seja capaz de encontrar a própria linguagem, segundo cada curso, cada área disciplinar em que estão inseridos. E aí serem capazes de ser instrumentos de paz e do Evangelho. Fazer voluntariado pode ser uma forma de missão, de uma pessoa se tornar melhor, de crescer nos sentimentos cristãos e de levar esta mensagem aos outros”, apontou.