30 outubro 2022

Menina Elisa - comemoração...

Francisco Marcelino Monteiro Esteves

43 anos de falecimento da menina Elisa - Celebração

O Senhor Bispo Auxiliar de Braga, Dom Nuno Almeida, visitou hoje, dia 30 de outubro de 2022, a nossa comunidade paroquial de Padim da Graça, para conferir o Santo Crisma a alguns jovens depois da sua caminhada catequética. A Eucaristia teve também como tónica os 43 anos de falecimento da menina Elisa Fernandes da Silva, natural de Padim da Graça, dando graças e fazendo memória da sua vida e caminho de heroicidade nas virtudes da fé.

Depois da Eucaristia, o Senhor Bispo Dom Nuno Almeida dirigiu-se ao cemitério paroquial, onde se encontra a campa da menina Elisa.

Após um momento de silêncio, convidou os presentes à oração, apelando-as a continuar a rezar e interceder junto da Menina Elisa, para que se obtenham graças de Deus, por seu intermédio, e com mais razão e motivação possamos dar início processo diocesano. São muitos os escritos que Elisa nos deixou e que nos indicam que foi uma daquelas pessoas dóceis ao Espírito Santo e que, como o Papa Francisco nos recorda e exalta, são a santidade “ao pé da porta”.

Elisa passava muito tempo diante do sacrário, o “cantinho do céu” – como lhe chamava – “lugar das maiores delícias da terra”. Colocava-se numa atitude de escuta orante à Voz do Espírito, em permanente exame de consciência e purificação. Olhava para o Senhor e deixava-se olhar e amar por Ele, numa relação esponsal, o seu “Bem Amado”. Fez da sua vida uma oblação, num amor à Eucaristia, à Igreja e para com todos, de modo especial, para com os sacerdotes, por quem oferecia em reparação todos os seus sofrimentos e tribulações, com penitências e mortificações, pela “conversão duns e santificação doutros”.