4 novembro 2022

30 dias de oração com D. Delfim Gomes-Dia 1

Fotografia DR

Sandra Maria Vale, Bruno Luís Rodrigues e Ir. Maria José Oliveira

Sexta feira, 4 de novembro - Apresentação “Trinta dias de Oração com D. Delfim Gomes”; Memória de S. Carlos Borromeu, bispo.

No passado dia 7 de outubro de 2022, Sua Santidade, o Papa Francisco, nomeou o Padre Delfim Jorge Esteves Gomes, do presbitério de Bragança-Miranda, para Bispo titular de Dume e Auxiliar da Arquidiocese de Braga.

A ordenação episcopal de D. Delfim Gomes terá lugar no próximo dia 4 de dezembro, na Catedral de Bragança. Trata-se de um acontecimento particularmente feliz para a Diocese de Bragança-Miranda, que vê um dos membros do seu presbitério ser investido da plenitude do Sacramento da Ordem. Ao Povo de Deus pede-se a oração pelo Bispo eleito e pelos bons frutos do ministério que se prepara para assumir.

Numa atitude sinodal, peregrina e orante, e como sinal de comunhão fraterna, os fiéis da Diocese de Bragança-Miranda e da Arquidiocese bracarense são convidados a acompanhar D. Delfim Gomes nos trinta dias que medeiam a sua ordenação episcopal.

Hoje, 4 de novembro, data em que a Igreja celebra a memória de São Carlos Borromeu, iniciamos esta caminhada, suplicando ao Senhor que conceda a D. Delfim Gomes um exercício ministerial configurado com Cristo, Bom e Belo Pastor. Invocamos as palavras que o santo Arcebispo de Milão dirigiu ao presbitério no sermão de encerramento do último sínodo (1584): “Compreendei, irmãos, que nada é tão necessário para todos os clérigos como a oração mental, que precede, acompanha e segue todas as nossas orações. Cantarei, diz o profeta, e meditarei. Se administras sacramentos, irmão, medita no que fazes; se celebras missa, pensa no que ofereces; se cantas no coro, considera a quem falas e o que dizes; se diriges almas, medita em que sangue foram purificadas. Tudo entre vós se faça com espírito de caridade. Assim poderemos vencer facilmente as inumeráveis dificuldades que inevitavelmente encontramos cada dia (formam parte do nosso ministério). Assim teremos força para fazer nascer Cristo em nós e nos outros.”

2022.11.03

DACS com Diocese de Bragança-Miranda