4 novembro 2022

Celorico convida à Missão!

Fotografia CMAB

CMAB

Arciprestado de Celorico de Basto acolhe primeira apresentação da formação em voluntariado missionário.

O Centro Missionário Arquidiocesano de Braga (CMAB) apresentará durante este mês de novembro a 9º edição da formação para voluntários(as) missionários(as). Dirigido principalmente a jovens cristãos com mais de 23 anos que tenham como horizonte aprofundar a dimensão missionária e, porventura, partir em missão para um outro país, a formação está, contudo, aberta a todos as pessoas da Arquidiocese de Braga, pertencentes ou não a grupos cristãos. A apresentação da formação decorrerá no dia 19 de novembro às 10h30, na Igreja Paroquial de Britelo, arciprestado de Celorico de Basto, juntamente com o Dia Arciprestal da JMJ, e às 14h30 no Centro Pastoral da Arquidiocese de Braga. Porém, pretende-se realizar esta apresentação em outras zonas da Arquidiocese de Braga, pelo que estamos abertos a propostas de locais de apresentação.

Esta será já a 9ª edição da formação que já formou cerca de 100 pessoas de diferentes zonas da diocese, como de Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde, assim como algumas pessoas de outras dioceses.

Garantida por formadores do CMAB e da Fundação Fé e Cooperação (FEC), a formação decorrerá a partir de 07 de janeiro de 2023 até ao final de maio, em formato presencial, no Centro Pastoral da Arquidiocese. Dos temas a tratar constam, por exemplo, a educação para o desenvolvimento, a doutrina social e missionária da Igreja ou as dinâmicas da vida em grupo.

O CMAB organiza a animação e a cooperação missionárias na Arquidiocese, trabalhando em consonância com as Obras Missionárias Pontifícias e os centros de animação missionária dos Institutos Missionários. Além da dinamização do outubro missionário, o CMAB coordena o projeto Salama!, Cooperação Missionária entre as Dioceses de Braga e Pemba (Moçambique), e enviou, desde 2016, 13 voluntários missionários para a Paróquia de Santa Cecília de Ocua (Pemba) em projetos de longa duração (mínimo de um ano) e outra dúzia em projetos de curta duração.

Pode fazer a inscrição para o encontro inicial aqui: https://forms.gle/XTTL4hGoTqiSDkpu8.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: [email protected], no sítio www.diocese-braga.pt/centromissionario ou pelo número 927 829 362 (Sara Poças).

Download de Ficheiros

flyerSalama_vf.pdf