14 novembro 2022

Cáritas vai ajudar famílias bracarenses em dificuldades

Fotografia DR

DACS com DM

“10 Milhões de Estrelas” decorre até 24 de dezembro e consiste na venda de velas por um preço simbólico. Receita reverte para a ação da Cáritas.

A Cáritas Portuguesa e a Cáritas Arquidiocesana de Braga lançaram este domingo, Dia Mundial dos Pobres, a tradicional operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”. A cerimónia que assinalou o início desta operação a nível nacional decorreu na Casa dos Coimbras, em Braga, e contou com a presença de responsáveis da Cáritas de várias dioceses, do Arcebispo de Braga, e de instituições civis e religiosas.

A operação, tal como em todos os anos, decorre até 24 de dezembro e consiste na venda das velas por um preço simbólico de dois euros, cuja receita reverte para a ação da Cáritas. Uma parte da verba angariada, isto é, 20 por cento, destina-se a projetos da Cáritas Portuguesa no apoio à sustentabilidade, sobretudo nas Cáritas Lusófonas.

O Arcebispo Metropolita de Braga, na sua intervenção, destacou o significado desta operação ter início no Dia Mundial dos Pobres. D. José Cordeiro defendeu que a caridade faz parte da íntima natureza da Igreja. “E o significado deste dia, depois de nove meses já aqui em Braga, para mim assume como que uma sã provocação de continuar no caminho do bem, não sozinho, mas fazê-lo sempre em sinodalidade”, disse.

O prelado enfatizou ainda na sua intervenção o envolvimento dos jovens nestas causas. Segundo D. José Cordeiro, é preciso “contar muito com os jovens”. “Os jovens quando acreditam numa causa dão-se em tempo, dão o melhor de si próprios porque não são indiferentes”, disse.

O presidente da Cáritas Arquidiocesana de Braga revelou que a grande parte da verba angariada com a venda das velas, que têm um custo de dois euros, é para apoiar as famílias carenciadas da Arquidiocese de Braga que, “apesar de serem trabalhadoras, de serem pessoas honestas, se encontram em situação de pobreza”. Questionado sobre se são muitas, João Nogueira garantiu que são “centenas por mês”. “Neste momento batem-nos à porta sobretudo por questões de alimentos e de apoio à renda da habitação, da energia e outras contas. Estamos a falar de valores que são cada vez maiores e difíceis de sustentar”, acrescentou.

A presidente da Cáritas Portuguesa, presente no lançamento nacional da operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, falando para todos os presentes, não hesitou em dizer que “vivemos tempos difíceis”. “Não vale a pena criarmos teatrinhos a propósito da situação. A situação é difícil, precisa da intervenção de todos. E, se cada um de nós emprestar a luz que tem para a resolução dos problemas de todos, de certeza que vamos conseguir ajudar todos a passar este próximo ano”, disse Rita Valadas.