14 novembro 2022

Sameiro recebeu Concerto “Venite a Laudare”

Fotografia DM

DACS com DM

Concerto de homenagem a Seminário e Músicos decorreu na cripta do Sameiro e contou com a participação de sete grupos corais.

Teve lugar este domingo, na cripta do Sameiro, o concerto “Venite a Laudare”. O encontro contou com a participação do Grupo Coral Paroquial de Alvito (Barcelos), Chorus Anima Populi (Guimarães), Grupo Coral de Dume e Grupo Coral do Sameiro (Braga), Grupo Coral de Famalicão e Grupo Coral Paroquial de Joane (Vila Nova de Famalicão) e Grupo Coral Paroquial de Rates (Vila do Conde/ Póvoa de Varzim).

Os grupos, acompanhados pelo organista Daniel Sousa, interpretaram obras de músicos e compositores da Arquidiocese de Braga que receberam formação no Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo e que constam do livro “Seminário de Braga – Viveiro de Músicos”, publicado recentemente a propósito dos 450 anos do Seminário Conciliar.

Os 31 artistas representados nesta obra da autoria de José Abel Carriço e José Paulo Abreu compuseram músicas para a liturgia em português, ajudando a Igreja a fazer a transição do pré Concílio Vaticano II para o pós Concílio.

O cónego José Paulo Abreu, Vigário-Geral da Arquidiocese de Braga, expressou a sua gratidão a todos os coros litúrgicos que semanalmente contribuem, com as suas vozes e música, para o embelezamento das celebrações religiosas. “Este encontro de coros faz-nos olhar para a diocese inteira em agradecimento a toda a gente que pela música ajuda a que como Igreja sejamos mais festivos, mais alegres, mais musicais”, afirmou o cónego, acrescentando que este concerto foi um “espelho” do que existe na Arquidiocese de Braga e só não participaram mais coros porque isso tornaria o concerto muito demorado.

“Felizmente a diocese tem muitos coros bem organizados, temos muita gente ao serviço da música e que presta um grande contributo na área da liturgia, permitindo que as celebrações religiosas sejam mais dignas, mais solenes, mais artísticas”, notou o Vigário-Geral da Arquidiocese.

Após o concerto, os sete coros juntaram-se para em conjunto, acompanhados pelo organista e um quarteto de coradas, solenizarem a Eucaristia com músicas, mais uma vez, de autores bracarenses que passaram pelo Seminário Conciliar. A missa finalizou com o cântico “A Senhora do Sameiro”, de Benjamim Salgado (1916-1978).