15 novembro 2022

Carapeços volta a acolher “Aldeia Presépio”

Fotografia DR

DACS com DM

Evento decorre entre os dias 3 de dezembro e 8 de janeiro na paróquia de S. Tiago de Carapeços.

A paróquia de S. Tiago de Carapeços, arciprestado de Barcelos, volta a realizar a “Aldeia Presépio”. Evento decorre de de 3 de dezembro a 8 de janeiro de 2023, tendo como tema central a paz. Esta é já a quinta edição da “Aldeia Presépio” e pretende dar um sentido “mais profundo" à época natalícia na comunidade.

Cada lugar da freguesia foi desafiado a fazer o seu presépio e as associações locais são também convidadas a participar, construindo um presépio no adro da igreja. A “Aldeia Presépio” quer envolver ainda as famílias neste projeto, fazendo um presépio no exterior na suas casas. Além de celebrar o nascimento de Jesus, o evento irá lembrar os conflitos no mundo, em particular a guerra na Ucrânia, razão pela qual “Pela Paz” surge como tema central do evento. Assim, a acompanhar os presépios vão estar mensagens de Paz, bem como o estandarte da “Aldeia Presépio”.

Uma das novidades desta edição é o “Mercado de Natal”, um espaço de convívio, junto à igreja paroquial, onde estarão vários stands alusivos ao Natal, com petiscos, bebidas, lembranças, etc. As tendas serão dinamizadas por associações da freguesia de Carapeços. O mercado estará aberto aos fins de semana. Este projeto comunitário teve início em 2018 por iniciativa do padre Vítor Nogueira, pároco de S. Tiago de Carapeços, S. Tiago de Creixomil, São Salvador de Vilar do Monte e Tamel Santa Leocádia. O sacerdote lançou o desafio à comunidade de Carapeços com intuito de “dar um sentido mais profundo à época natalícia» e «fomentar o trabalho conjunto e o convívio fraterno entre os paroquianos”.

De ano para ano, tem aumentado o número de presépios em exposição neste evento que começa a ter cada vez mais visibilidade.