21 dezembro 2022

Prendas com propósito

Fotografia Divulgação

DACS

Que tal aproveitar e ajudar várias instituições ao oferecer itens cujas a vendas revertem para fins solidários?

Ainda a procurar as prendas de Natal? Que tal aproveitar para também ajudar várias instituições ao oferecer itens cujas a vendas revertem para fins solidários? Citamos alguns exemplos no texto, mas há imensas formas de contribuir e viver o espírito de Natal ao ajudar o próximo.

Para contribuir com a Cáritas podes acender as “Estrelas pela Paz”, do projeto “10 milhões de estrelas”, cujas as vendas revertem para os projetos sociais da instituição. As velas em formato de estrelas podem ser adquiridas nas Cáritas diocesanas, escolas e paróquias aderentes e nas lojas Pingo Doce.

“Do total de verbas recolhidas 65% das verbas angariadas reverterão para o apoio nas despesas relacionadas com a saúde das pessoas/famílias acompanhadas na Cáritas Arquidiocesana de Braga. Os restantes 35% são canalizados para o apoio às vítimas do Ciclone Idai, em Moçambique”, ressaltam.

Entre outras formas de contribuição para a Cáritas Arquidiocesana de Braga, está a ser vendida, na loja do Tesouro-Museu da Sé de Braga, a “Dulcineia Esperança”, criada pelo Atelier Viana Cabral para esta campanha solidária, com parte do valor revertido.

O Centro Missionário Arquidiocesano de Braga (CMAB) tem peças produzidas para apoiar o Projeto 'Salama!' de Cooperação Missionária entre as Dioceses de Braga e Pemba (Moçambique). Há um conjunto de artigos em capulana cujo valor total da venda se destina à Missão de Ocua. Pode-se adquirir os produtos no Centro Pastoral da Arquidiocese de Braga, ou através das redes sociais, do e-mail [email protected] ou do 927 829 362.

No centro histórico de Braga pode-se visitar a loja de Natal da Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos Mais Incluídos (CERCI). Os produtos também podem ser adquiridos online. Entre as prendas está a imagem da “Senhora do Leite”, disponível também durante o ano. “A Senhora do Leite é um Negócio Social que tem por objetivo a angariação de fundos para o trabalho de capacitação e inclusão de pessoas com deficiência, desenvolvido pela CERCI Braga. A Senhora do Leite, é um dos símbolos da cidade de Braga e encontra-se numa parede lateral da Sé, na Rua da Senhora do Leite. Esta imagem representa a Virgem nutrindo o Menino-Deus com o leite materno”, explica o site da organização.

Presentes de Natal solidários estão disponíveis também no site dos Leigos para o Desenvolvimento, uma organização que através de voluntários missionários, busca dar oportunidades e capacitar comunidades. “Estão disponíveis dois modelos de Presépio, um Livro Infantil e vários artigos exclusivos. Um dos presépios de 2022 foi feito em São Tomé e Príncipe, integralmente à mão por um artesão local, da oficina de carpintaria social das irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição”, destacam. Visite a loja online em ou os contacte através do 217 574 278 / 934 704 823.

Quem passar pela Árvore dos Sonhos de Natal dos Biscainhos pode ver e acolher um dos 100 desejos feitos por crianças, jovens e pessoas com deficiência de várias instituições da cidade de Braga. A iniciativa solidária foi criada pelos comerciantes da Rua dos Biscainhos, em parceria com o município e com o Museu dos Biscainhos.