Arquidiocese de Braga -
6 janeiro 2023
Dias nas Dioceses - Comitiva francesa visita Braga
DACS
Os DND acontecerão de 26 a 30 de julho, justamente na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JM) Lisboa 2023.
A delegação da Diocese de Grenoble, na França, esteve em Braga na última quarta-feira, dia 4 de janeiro, para uma reunião com a equipa do Comité Organizador Local de Braga (COD) para organizar vinda de um grupo para os Dias nas Dioceses (DND).
Os representantes da diocese francesa, que pretendem trazer um grupo de 350 jovens, também se encontraram com o Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro.
No encontro foram colocadas várias questões logísticas e práticas sobre o acolhimento dos jovens que querem participar dos DND em Braga.
Os DND acontecerão de 26 a 30 de julho, justamente na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JM) Lisboa 2023. Jovens do mundo inteiro chegarão a Portugal e serão recebidos nas dioceses.
De acordo com a organização do JMJ, serão 17 dioceses de Portugal continental e ilhas. As inscrições para Braga encontram-se em uma plataforma e foi organizada para facilitar os trâmites para os DND.
Além do grupo francês, comitivas de outros países já contactaram o COD, como a Coreia do Sul e o Brasil.
De acordo com Alberto Gonçalves, coordenador COD Braga, as perguntas mais comuns aos grupos que começaram a procurar Braga para passar esse período que antecede a JMJ, são onde vão ficar, como serão os Dias nas Dioceses, se poderão ter atividades particulares (voltadas aos países de origem), entre outras coisas.
Os grupos serão distribuídos pelos arciprestados de acolhimento, onde estarão do dia 26 ao dia 29 de julho, desfrutando do programa preparado pelo próprio arciprestado. O dia 30 de julho está reservado para a visita à cidade de Braga, e, na parte da tarde, a celebração final de envio no Santuário do Sameiro.
“Estamos a ver que grupos vamos acolher e também a distribuição nos arciprestados. A perspectiva é que até o fim de março seja feita a atribuição dos locais e assim possa haver uma interligação entre os grupos e os arciprestados anfitriões.”, explica Alberto. “Procuraremos atender, dentro do possível, as solicitações. Há grupos que nos pedem a região de praia, outros montanha, entre outras coisas. Fazemos o possível para conhecer os grupos, se há pessoas com necessidades especiais, ou outros pormenores que ajudem a colocá-los em locais adequados”, diz.
As atividades, acolhida, alojamento, transporte e alimentação para o Dias nas Dioceses estão a ser preparados pelos arciprestados. Cada um deles está a planear as atividades que serão feitas.
Segundo Alberto, os grupos estrangeiros são responsáveis pela própria deslocação, de chegada e saída das cidades que os irão acolher neste período.
Os jovens inscritos na Arquidiocese de Braga irão todos juntos para Lisboa. Até dezembro eram mil inscritos. A previsão é que da região de Braga saiam entre 3 e 4 mil peregrinos.
Para quem deseja se voluntariar para trabalhar com os peregrinos na semana que antecede a JMJ ou que queira acolher os jovens (como famílias de acolhimento), pode procurar os comités locais.
A JMJ acontece de 1 a 6 de agosto em Lisboa.
Partilhar