Arquidiocese de Braga -

9 janeiro 2023

Tomada de posse dos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos

Fotografia SCMB

DACS

Cerimónia foi presidida por D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga.

\n

Os órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, para o quadriénio 2023-2026, tomaram posse, este sábado, em cerimónia presidida pelo Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, D. José Cordeiro. 

Na eucaristia, o Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, refletiu sobre a Missão confiada a cada um dos Irmãos e Irmãs empossados: “Uma Santa Casa da Misericórdia, como qualquer outra instituição de matriz Católica, é um sinal de esperança no mundo tão complicado em que vivemos”, atentou.

D. José Cordeiro, na homilia, destacou a importância do “exercício de misericórdia, de caridade, de fazer o bem, sem olhar a quem. E fazer o bem, bem feito, ainda é uma exigência maior. [...] O bem feito da inteireza da verdade, da autenticidade do coração, só pode fazer bem”. Por isso, reforçou o apelo do Papa Francisco, “para que nós não vivamos distraídos no mundo e no tempo que nos toca viver”.

No discurso, o provedor reeleito, Nuno Reis, lembrou todos os que “fizeram parte de algum dos dias de um caminho iniciado há mais de cinco séculos”, entre voluntários, colaboradores, beneméritos, utentes, membros da Irmandade, beneficiários, parceiros. Nuno Reis notou que “o trabalho por um mundo mais justo, mais solidário, com maior equidade e menos desigualdades sociais, exige que cada um, nas mais diversas funções, nos seus diferentes trabalhos, se capacite que tem uma missão a desempenhar”.

A Santa Casa de Barcelos presta serviços nas áreas do envelhecimento, saúde, infância e juventude, combate à pobreza, voluntariado, formação, culto e na promoção da cultura, salvaguardando o seu património.