Arquidiocese de Braga -

9 fevereiro 2023

Dioceses apresentam imagem comum para os Dias nas Dioceses

Fotografia JMJ Lisboa 2023

JMJ Lisboa 2023

Os Dias nas Dioceses consistem num itinerário de preparação para os peregrinos e para as comunidades anfitriãs para a JMJ Lisboa 2023.

\n

A seis meses da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, é dada a conhecer a imagem para os Dias nas Dioceses (DND), que terão lugar de 26 a 31 de julho de 2023, em 17 Dioceses de Portugal continental e ilhas. A coordenação nacional dos Dias nas Dioceses (DND) lançou uma imagem comum com as 17 Sés dos territórios que vão acolher os jovens de todo o mundo na semana antes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

Segundo revelou o Pe. Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) e coordenador dos DND para a JMJ Lisboa 2023, esta imagem “não pretende ser um logotipo”, mas tem como propósito “mostrar as Dioceses de acolhimento para os Dias nas Dioceses na sua unidade e diversidade”, já que estão representadas, nesta imagem, as 17 Sés/Catedrais das diversas Dioceses.

A imagem dos DND apresenta as Sés/catedrais, e uma concatedral, desenhadas a partir de fotografias, com alguns pormenores identificativos de cada uma dessas igrejas, seguindo a linha gráfica da JMJ Lisboa 2023, nomeadamente as três cores principais: vermelho, verde e amarelo. Este trabalho foi realizado por Miguel Mendes, designer que trabalha nos Salesianos e que já fez parte da equipa do DNPJ.

Os Dias nas Dioceses consistem num itinerário de preparação para os peregrinos e para as comunidades anfitriãs para a JMJ Lisboa 2023. Na semana antes da JMJ Lisboa 2023 serão as Dioceses do Algarve, de Angra, de Aveiro, de Beja, de Braga, de Bragança-Miranda, de Coimbra, de Évora, do Funchal, da Guarda, de Lamego, de Leiria-Fátima, de Portalegre-Castelo Branco, do Porto, de Viana do Castelo, de Vila Real e de Viseu que receberão os peregrinos de todo o mundo. O objetivo passa por proporcionar uma experiência eclesial de partilha de fé, do ser Igreja, da comunidade, e por mostrar a riqueza das suas tradições, da cultura e do património.

Os Comités Organizadores Diocesanos estão a desenvolver programas adequados às suas realidades e às realidades das comunidades de acolhimentos, inspirados em cinco pilares: acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio. As Dioceses portuguesas têm também feito o seu caminho de preparação para a JMJ Lisboa 2023, consoante a própria dinâmica de cada uma. Conhecer exemplos da preparação das Dioceses