Arquidiocese de Braga -

14 fevereiro 2023

Símbolos da JMJ proporcionam experiência de fé enriquecedora em Terras de Bouro

Fotografia DACS / Coelhos Audiovisuais

DM - Jorge Oliveira

Arciprestado despediu-se ontem da Cruz peregrina e do ícone mariano.

\n

O Arciprestado de Terras de Bouro despediu-se ontem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), depois de três dias de peregrinação por santuários, em plena natureza, igrejas, instituições e uma escola.  

"Foram três dias intensos, com muita vivência, muita participação. Foi um momento marcante no Arciprestado", disse o o padre Almerindo Costa arcipreste de Terras de Bouro.

Segundo o sacerdote, o acolhimento da Cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani em território terrabourense proporcionou uma "experiência de fé muito enriquecedora para os jovens, em particular, e para a população em geral".

“O feed-back foi muito positivo”, disse ainda o arcipreste, realçando o “grande empenho e entusiasmo dos jovens com esta presença dos símbolos no Arciprestado”.

Todos os momentos da peregrinação “foram importantes”, mas houve três que se destacaram: as celebrações no sábado, depois da receção dos símbolos, no santuário da Abadia e na vila do Gerês (vigília), o acolhimento da Cruz e do ícone mariano no santuário de S. Bento da Porta Aberta, na manhã de domingo, com a Eucaristia presidida por D. Américo Aguiar, presidente da Fundação da JMJ Lisboa 2023, e depois a receção, à tarde, no centro da vila de Terras de Bouro, com a presença de autoridades civis, militares e religiosas.

“Os símbolos vieram em cortejo automóvel do santuário de S. Bento da Porta Aberta pela barragem de Vilarinho da Furna, pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês. De tarde tivemos uma grande celebração na vila para esta parte da sede do concelho e para as paróquias à volta. Congregamos todas as comunidades do Vale do Homem para participarem nessa celebração”, precisou o arcipreste.

À noite,  após a Eucaristia e um momento para oração pessoal, houve uma vigília na igreja paroquial de Moimenta.

Na manhã de ontem, os símbolos da JMJ visitaram o Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro. Um momento «muito bonito e também alto da passagem dos símbolos pelo nosso Arciprestado», disse o padre Almerindo Costa, acrescentando que a comunidade educativa “empenhou-se” para que este fosse um “momento marcante na vida da escola”.

Os símbolos da JMJ passaram ainda pelos quartéis dos Bombeiros Voluntários e da GNR, regressando de seguida à igreja de Moimenta para um momento de oração com a participação das Instituições Particulares de Solidariedade Social, ao que se seguiu o encerramento e envio para o Arciprestado de Vila Verde.