Arquidiocese de Braga -

23 fevereiro 2023

“Paixão de Jesus em Alexandrina”

Fotografia Paróquia de Balasar

Pe. Manuel Casado Neiva

Santuário e a Paróquia de Balasar organizam Exposição e Conferência

\n

O Santuário e a Paróquia de Balasar realizam, este domingo, dia 26 de fevereiro, uma exposição de fotos e textos da Beata Alexandrina. A iniciativa está integrada no programa da Quaresma da paróquia e do santuário. A exposição tem lugar na “Escola de Jesus Mestre” no jardim da casa da Beata Alexandrina.

O programa conta também com uma conferência, proferida pelo dr. Alexandre Duarte Freire, que decorrerá na igreja paroquial, com início às 16h00. A animação musical está a cargo do grupo instrumental do Grupo Coral da Paróquia de Balasar.

Alexandrina Maria da Costa nasceu a 30 de Março de 1904, em Balasar, freguesia do concelho da Póvoa de Varzim.

Após uma queda, e apesar dos tratamentos recebidos, em 1923 o médico João de Almeida, do Porto, prevê que Alexandrina ficará paralisada.

Com o agravar da sua condição física, acama definitivamente a 14 de abril de 1925. Presa no seu leito, em 1928, Alexandrina faz promessas para a sua cura. Mas com o passar do tempo, ela apercebe-se de que essa não era a vontade de Deus e, assim, oferece o seu sofrimento pela salvação dos pecadores e é assaltada por um pensamento: «Jesus está no Tabernáculo prisioneiro; também eu sou prisioneira».

Alexandrina viveu, desde o dia 27 de Março de 1942, mais de treze anos em jejum e anúria. O seu alimento foi exclusivamente a Eucaristia.