1 março 2023

Academias de Braga receberam símbolos da JMJ em clima de fraternidade

Fotografia Avelino Lima - DM

DACS / DM - Carla Esteves e Jorge Oliveira

Cruz peregrina e ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani passaram pela Uminho, pela UCP e pelo IPCA

A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani foram acolhidos ontem, dia 28 de fevereiro, num ambiente de festa, alegria e comunhão, pelas três instituições de Ensino Superior de Braga: a Universidade do Minho (UMinho), a Universidade Católica Portuguesa (UCP) e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).

As comunidades universitárias viveram em clima de fraternidade um dia que bem demonstrou o poder dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Num primeiro momento, os símbolos foram acolhidos na Aula Magna da Faculdade de Filosofia da UCP, onde o pró-reitor do Centro Regional de Braga, João Duque, salientou que “enquanto casa dos jovens A UCP é mais do que ideal para este acolhimento”, e convidou os estudantes a refletir no significado dos mesmos.

Ainda na UCP, houve ainda tempo para escutar os testemunhos de Vicente Goes e Tiago Torres, que participaram nas JMJ de  Cracóvia e de Madrid, bem como uma análise sobre a História e significado dos símbolos pela estudante do curso de Filosofia, Beatriz Lisboa.

Após um momento de oração, os símbolos foram levados, em peregrinação até ao Edifício Camões, onde decorreu um convívio.

Ao início da tarde, a festa marcou a passagem dos símbolos aos alunos da UMinho, tendo ocorrido  uma pequena procissão entre a Rotunda do INL e o campus. Chegados à estátua do Prometeu, num percurso animado pelos Bomboémia, o acolhimento foi feito pela Tuna Universitária do Minho.

O momento ficou ainda marcado pela elaboração de uma roda, em torno dos símbolos, feita por alunos de várias nacionalidades, que colocaram no local tijolos que ostentavam a “sua” bandeira. No final, os jovens deram as mãos, em sinal de união em torno dos símbolos.

No pólo de Braga do IPCA - Escola Técnica Superior Profissional, os símbolos foram recebidos no espaço frontal do edifício por um grupo de alunos e professores ao som de interpretações musicais pela tuna da academia.

A Direção do IPCA considerou este momento “muito importante” para o Instituto e aproveitou a ocasião para falar do seu projeto inclusivo, com a presença de quatro alunos que frequentam as aulas de educação especial.  No IPCA estão inscritos 89 estudantes com estatuto acompanhado.

Símbolos da JMJ convidam a contagiar a sociedade com gestos de fraternidade

Ao final do dia os símbolos foram levados para o Centro Pastoral Universitário de Braga (CPU). A Pastoral Universitária da Arquidiocese de Braga proporcionou então um encontro inédito entre estudantes da UCP, da UMinho e do IPCA em torno dos símbolos.

O momento festivo, realizado no CPU, incluiu a celebração da Eucaristia, presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, contou também com professores e colaboradores das três academias.

Na missa, D. José considerou “extraordinário” juntar as três academias neste dia de peregrinação na cidade com a Cruz e o ícone de Nossa Senhora, anunciando que “é possível um mundo novo, um mundo diferente, um mais humano, mais fraterno”.

O prelado, que veio de propósito de Fátima (onde está a decorrer um encontro da Conferência Episcopal Portuguesa), fazendo-se também peregrino,  convidou os presentes abraçarem a Cruz - “a árvore da vida” - e a contagiarem a sociedade com “bons frutos”, ou seja, com gestos, não se cansando de “fazer o bem”.

Após a Eucaristia teve lugar um jantar convívio, animado por tunas académicas (Gatuna, Azeitura e Tun´ao Minho, da UMinho; a Líricas, da UCP, e TAIPCA, do IPCA).

O diretor do Centro Pastoral Universitário, o cónego Eduardo Duque, espera que esta passagem dos símbolos por Braga leve as pessoas a “perceber melhor” o que é a Jornada Mundial da Juventude.

Hoje, os símbolos da JMJ visitam hoje o projeto Homem e o Carmelo da Imaculada Conceição (Bom Jesus). À noite, há uma procissão no Mosteiro de Tibães.