Arquidiocese de Braga -
27 março 2023
Ribeirão aplaude e premeia vida e obra do Monsenhor Manuel Joaquim

DM com DACS
A comunidade paroquial de Ribeirão, em Famalicão, expressou, este domingo, a sua gratidão e tributo ao Monsenhor Manuel Joaquim Carvalho pelas suas bodas de ouro sacerdotais. Na eucaristia solene que também assinalou os 25 anos da dedicação igreja paroqui
A igreja paroquial de Ribeirão encheu-se de fiéis, para celebrar os 25 anos de dedicação do templo, mais precisamente a sua ampliação e restaurado. A Celebração deste domingo assinalou também o 50.º aniversário de ordenação sacerdotal do Monsenhor Manuel Joaquim. A comunidade demonstrou a profunda gratidão pela entrega do Monsenhor Manuel Joaquim a Deus e à paróquia, pelas suas obras imateriais e materiais.
Na eucaristia, presidida por D. José Cordeiro, o padre Manuel Joaquim, expressou o seu pedido de renúncia ao Arcebispo, “para que venha outro mais capaz e porque não quero estragar alguma coisa boa que tenha feito”, suportou.
Observando a sua postura humilde e a personalidade que não deixa ninguém indiferente, o Arcipreste de Famalicão, Pe. Francisco Carreira, respondeu que o Monsenhor “foi sempre uma referência”. “Nós somos muito fraquinhos à sua beira e queremos, nesta imagem simples do bom pastor, expressar tudo o que tem sido para nós”, elogiou e agradeceu o padre Francisco Carreira, expressando toda a “gratidão, estima e admiração” ao sacerdote.
De igual modo, o Arcebispo de Braga recordou que “desde a primeira hora que o Monsenhor Manuel Joaquim tem manifestado, com a dedicação do coração, a franqueza, verdade e a liberdade, que segue atrás de Jesus Cristo e não atrás dos bispos. Muito e muito obrigado”, agradeceu D. José Cordeiro.
Retribuindo as manifestações de apreço e gratidão, Monsenhor Manuel Joaquim enumerou pelo nome vários contributos recebidos nas ações e obras realizadas em favor da paróquia, concluindo que “todos foram muito generosos, foram singulares”. “Apenas fui mais um elemento das várias equipas que tive a felicidade de liderar e que tanto me ajudaram. Obrigado e desculpas aos que estão cansados de me aturar”, concluiu.
Partilhar