Arquidiocese de Braga -

7 abril 2023

Cónego Luís Figueiredo falou de sinodalidade em Vila Flor

Fotografia Semana Santa - Vila Flor

Bruno Luís Rodrigues/SDCS

Conferência decorreu segunda-feira, 3 de abril, no auditório da Misericórdia de Vila Flor.

\n

O  Cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, do Cabido da Sé de Braga, proferiu, segunda-feira dia 3, a conferência “Sinodalidade, a Igreja redescobre-se”. O, inserido na Semana Santa de Vila Flor, (Diocese de Bragança-Miranda), decorreu no auditório da Misericórdia de Vila Flor..

O sacerdote baseou a sua alocução no capítulo 15 dos Atos dos Apóstolos, salientando que este é o modelo a seguir num caminho de sinodalidade: a escuta, o discernimento, a discussão e a fraternidade.

Referiu que o Conselho Pastoral tem que ser e deve ser decisivo na animação das comunidades. Apontou a um maior protagonismo dos leigos e lembrou que “muitas vezes o presbítero perde tempo em atividades que não deveriam ser as suas prioridades mas sim dos leigos”.

Na óptica do Cónego bracarense, a renovação que está a acontecer nas comunidades cristãs dos nossos dias é lenta mas segura.

Terminada a alocução houve espaço para diálogo com o conferencista. 

Esta ação anual de formação permanente foi introduzida por D. Delfim Gomes, Bispo Auxiliar de Braga, durante as décadas em que paroquiou no concelho de Vila Flor.