18 maio 2023

Conselho Pastoral reflete sobre a caminhada sinodal na Arquidiocese

Fotografia Sínodo Braga

DACS com Conselho Pastoral

No próximo sábado, dia 20, realiza-se a reunião ordinária do conselho pastoral da Arquidiocese de Braga. O encontro acontece no Centro Pastoral da Arquidiocese, às 9h30.

Este órgão de corresponsabilidade e participação reúne-se, habitualmente, três vezes por ano. A reunião é presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro.

“O objetivo destes encontros não é propriamente a organização eclesial, mas antes o sonho missionário de levar Jesus a todos e todos a Jesus”, explica padre Sérgio Torres, secretário do Conselho Pastoral Arquidiocesano e presidente em Comissão Arquidiocesana para a Pastoral Comunitária e Missionária.

De acordo com o sacerdote, a reunião deste mês de maio está centrada exclusivamente num único tema: a caminhada sinodal da arquidiocese.

“A Assembleia Sinodal de junho de 2022 considerou que este ‘caminhar em conjunto’, de forma mais explícita e intencional, é um ponto de não retorno na vida da nossa arquidiocese. Neste sentido, a reunião do conselho pastoral será uma nova oportunidade de ‘fazer sinodalidade’”, explica padre Sérgio.

Os membros do conselho terão oportunidade de refletir sobre várias dimensões da vida da Igreja de Braga, procurando traçar caminhos para uma futura proposta pastoral. Para isso, será abordado o documento “Fazer Sinodalidade. Uma missão de todos, de sempre e para sempre”.