Arquidiocese de Braga -

19 maio 2023

Escuteiros Travassós comemoram 40 anos

Fotografia Agrupamento 818 de Travassós

Diogo Antunes

Agrupamento 818 de Travassós celebram, este ano, as Bodas de esmeralda

\n

Decorre entre o dia 20 e 28 de maio as comemorações dos 40 anos de fundação e existência do Agrupamento 818 do Corpo Nacional de Escutas Católico.  Há 4 décadas que este agrupamento tem servido a comunidade eclesial e civil de Travassós, sendo uma escola de valores e de preparação para a vida.

Segundo o lema “Alerta para servir” várias foram as gerações que se deixaram conduzir pelo espírito de Baden-Powell.

Para assinalar a data celebrativa, no sábado dia 20, realiza-se a tradicional Velada d’armas, momento de vigília de oração, na Igreja Paroquial de S. Tomé de Travassós pelas 21h30m. Esta liturgia nocturna inspirada na mística medieval dos cavaleiros é a preparação para a promessa dos elementos do Agrupamento que na manhã seguinte pelas 10h farão a sua promessa escutista na Eucaristia que terá lugar no Santuário de Nossa Senhora das Graças.

A oitava comemorativa prolonga-se até ao domingo, dia 28, em que se fará uma corrida de rolamentos entre o Cruzeiro Paroquial de Sá e a Igreja Paroquial, culminando o dia com o encerramento dos festejos pelas 18h na Sede de Agrupamento.

Convidam-se todos a tomar parte nestes festejos e actividades, solicitando-se aos antigos membros do Agrupamento que tragam o último lenço que usaram de acordo com a secção a que pertenciam.

Uma canhota para todos!