Arquidiocese de Braga -
24 maio 2023
Pe. Gonçalo Abreu Rocha nomeado Vigário Regional do Opus Dei em Portugal

Gabinete de Imprensa Opus Dei
Pe. Gonçalo Nuno Branco Domingues Abreu Rocha nasceu em 18 de janeiro de 1966, em Lisboa
O Prelado do Opus Dei, Mons. Fernando Ocáriz, nomeou o Pe. Gonçalo Abreu Rocha novo Vigário Regional do Opus Dei em Portugal.
O Pe. Gonçalo Nuno Branco Domingues Abreu Rocha nasceu em 18 de janeiro de 1966, em Lisboa, onde viveu até se mudar para Roma em 1993.
Estudou no Liceu Camões e licenciou-se em Geografia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde lecionou durante 4 anos.
Foi ordenado sacerdote a 9 de setembro de 2000, em Roma, pelo então Prelado do Opus Dei, o bispo D. Javier Echevarría.
Viveu em Roma até 2007, no seminário internacional do Opus Dei, onde foi vice-reitor entre 2000 e 2007, ano em que regressou a Portugal. Fez o doutoramento em Teologia Dogmática na Universidade Pontifícia da Santa Cruz.
Desde então, foi sempre um colaborador próximo do Vigário Regional e exerceu a sua atividade pastoral em Lisboa, onde é capelão da Residência Universitária dos Álamos.
Foi nomeado Vigário Regional no dia 18 de maio de 2023.
O anterior Vigário Regional, Mons. José Rafael Espírito Santo, foi nomeado Delegado para a região de Portugal, ficando assim a colaborar com o novo Vigário Regional.
O vigário regional é o responsável máximo da Prelatura do Opus Dei em cada uma das suas circunscrições territoriais, também designadas regiões. Em Portugal, essa circunscrição coincide com o território português.
O Opus Dei é uma instituição da Igreja Católica, foi fundado por S. Josemaria, e tem como finalidade difundir em todos os ambientes da sociedade uma profunda consciencialização do chamamento universal à união com Deus e à evangelização, na vida profissional e em todas as circunstâncias da existência corrente.
O Opus Dei oferece, em complemento à experiência da vida paroquial e diocesana, uma proposta formativa, teológica, espiritual e apostólica, que passa por retiros, aulas de formação, círculos sobre temas de vida cristã, e acompanhamento espiritual pessoal.
Na ocasião da sua nomeação, o Pe. Gonçalo Abreu Rocha declarou:
"Peço e agradeço a oração de todos, e confio na assistência de Deus e da sua Mãe para realizar esta missão, sempre em união com o Papa e os pastores da Igreja, em especial o Prelado do Opus Dei. Nestes meses, o nosso coração estará focado em viver com espírito de conversão pessoal a grande bênção que Deus dá a Portugal com a presença do Santo Padre em Fátima e na JMJ."
Partilhar