12 junho 2023

Arquidiocese em Caminho Sinodal

Fotografia Reprodução

Equipa Sinodal

A Equipa Sinodal tem o prazer de anunciar o lançamento de um novo vídeo, com o objetivo de promover discussões e reflexões sobre a Sinodalidade na diocese de Braga. No vídeo, membros da Equipa Sinodal tiveram a oportunidade de conversar com o Arcebispo D. José Cordeiro e o Padre Paulo Terroso, que também faz parte da Comissão de Comunicação do Sínodo.

No decorrer do vídeo, abordamos as origens do Sínodo, contextualizando-o durante o pontificado do Papa Francisco. Compartilhamos também o nosso sonho para a diocese de Braga, que é responder ao chamado do Papa Francisco para uma conversão sincera e profunda.

"A Sínodo significa caminhar juntos. [...] Mas este caminho é também a meta. [ ...]É um estilo novo, é o estilo da igreja, mas um que encontra nas fontes a sua própria identidade, riqueza e beleza", afirmou o Arcebispo D. José Cordeiro. "Estamos a dar os primeiros, os primeiros passos, depois a nível local, porque cada, cada situação exige uma resposta muito, muito concretas, muito localizadas.", acrescentou o Padre Paulo Terroso.

O vídeo busca despertar o interesse e a participação ativa dos fiéis, convidando-os a refletir sobre a importância da Sinodalidade como instrumento de renovação e vitalidade da Igreja. Através dessas conversas e reflexões, esperamos promover um diálogo fraterno e construtivo, que contribua para aprofundar o compromisso de todos os cristãos com a missão evangelizadora.

Assista ao vídeo completo e engaje-se nessa importante discussão.

Sobre a Equipa Sinodal: A Equipa Sinodal é um grupo dedicado a promover a Sinodalidade na arquidiocese de Braga, buscando fortalecer a participação de todos os fiéis na vida e missão da Igreja. Com o apoio do Arcebispo D. José, a equipa está empenhada em fomentar um ambiente de escuta, diálogo e discernimento, visando a renovação espiritual e pastoral da comunidade eclesial.