Arquidiocese de Braga -
12 junho 2023
Multidão expressa devoção a Santo António em Vila Verde

Jorge Oliveira - DM
Procissão integrou 11 andores e mais de uma centena de figurados
Milhares de pessoas acompanharam ontem a majestosa procissão em honra de Santo António no centro de Vila Verde, que é um dos momentos principais das festas concelhias.
Presidido pelo pároco de São Paio de Vila Verde, o padre Artur Gonçalves, o cortejo religioso integrou 11 andores (incluindo o de Santo António) e cerca de uma centena de figurados, para além de confrarias da paróquia de Vila Verde e de outras paróquias do arciprestado, os escuteiros do Agrupamento de Vila Verde, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde – que abriu o cortejo – a Banda Musical de Vila Verde e a Banda Musical de Aboim da Nóbrega.
A Câmara Municipal de Vila Verde também se fez representar ao mais alto nível através do executivo, liderado por Júlia Rodrigues Fernandes, e de um quadro de figurados que levava a bandeira do Município e dois cartazes onde se podia ler “Santo António abençoai o nosso Concelho” e “Santo António valei-nos nas aflições”. A Junta da União das Freguesias de Vila Verde e Barbudo também esteve representada pelo presidente.
Ao Diário do Minho, o pároco de Vila Verde lembrou que esta procissão tem «muitos anos e muita tradição» em Vila Verde, onde Santo António é «uma grande referência e um grande modelo» para os cristãos.
Desde 2019, o ano anterior à pandemia, que a procissão em honra de Santo António não congregava tanta gente nas ruas da vila. Este foi, assim, o ano do seu regresso em pleno, dado que em 2022 saiu à rua mas ainda com algumas restrições.
«O ano passado, as pessoas ainda estavam com medo, agora estão muito mais animadas, nota-se outra alegria e outra dimensão também do sentido da festa», observou o padre Artur Gonçalves.
A procissão, que contou também com a presença do arcipreste de Vila Verde, o padre Carlos Lopes, cumpriu o seu trajeto habitual, saindo pelas 17h00 da igreja paroquial e percorrendo a artéria central da vila, com muitos de devotos a acompanhar a imagem do santo português mais conhecido.
O padre Carlos Lopes manifestou a sua alegria pela presença de inúmeros devotos nesta procissão que está a ganhar dimensão e é uma oportunidade para divulgar aquela que foi a vida e obra de Santo António e também os valores cristãos.
Partilhar