16 junho 2023

Jornadas Pastorais debatem desafios pastorais pós-Jornada

Jornadas Pastorais do Episcopado Português 2022
Fotografia Ecclesia

DACS

Jornadas Pastorais do Episcopado Português decorrem a 19 e 20 de junho em Fátima.

“JMJ Lisboa 2023 – Desafios pastorais pós-Jornadas para as Dioceses e para a Conferência Episcopal Portuguesa” é o tema das Jornadas Pastorais do Episcopado Português. O encontro decorre em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, a 19 a 20 de junho.

O programa inicia na "tarde do dia 19 de junho com a apresentação do “Fundamento teológico da Jornada Mundial da Juventude” por parte da Direção de Pastoral da JMJ Lisboa 2023. Em seguida, a Direção do Comité Organizador Local (COL) apresenta alguns aspetos práticos da realização da JMJ em Lisboa para reflexão e debate dos participantes", refere a CEP.

O documento refere que o dia 20 "é dedicado à partilha dos Comités Organizadores Diocesanos (COD) sobre os desafios locais que se perspetivam após a realização da Jornada Mundial da Juventude e à apresentação de propostas concretas para responder a esses mesmos desafios."

Para além dos Bispos, participam nestas jornadas de estudo "vários sacerdotes, leigos e jovens das Dioceses, serviços da Conferência Episcopal e representantes da vida consagrada."