26 junho 2023

Casais celebraram aniversário de casamento na Franqueira

Fotografia DM

José Carlos Ferreira - DM

Confraria de Nossa Senhora do Rosário da Franqueira promoveu Festa da Família

A Confraria de Nossa Senhora do Rosário do Monte da Franqueira realizou ontem a Festa da Família, com a celebração da Eucaristia e a entrega de diplomas a casais que assinalaram o aniversário do seu casamento.

Ao todo, foram 26 casais que neste ano de 2023 celebraram 25, 40, 50 e 55 anos de casados e que quiseram assinalar esta data neste local sagrado.

O juiz presidente da Confraria de Nossa Senhora do Rosário do Monte da Franqueira explicou que o Arciprestado de Barcelos celebrou no passado mês de Maio o Dia da Família na paróquia de Alheira. «Nós tivemos vários casais que vieram ter com a confraria porque queria celebrar a sua festa cá em cima, no santuário. Nós acedemos e convidámos os casais e inscreveram-se 26 casais que vão receber um diploma», disse Manuel Fernandes de Sousa.

Segundo explicou, muitos destes casais casaram precisamente neste Santuário de Nossa Senhora da Franqueira e, agora, é uma alegria para eles celebrarem a sua data de aniversário no mesmo santuário. «E, para nós confraria, também é um prazer recebê-los», acrescentou.

Entre os 26 casais presentes, Avelino Pereira Lopes Azevedo e Laurinda Gomes Silva assinalaram ontem 55 anos de casados nesta cerimónia que foi presidida pelo padre Tiago Martins de Barros. à pergunta qual o segredo para a longevidade desta união, Avelino responde, sem hesitar, que é «casar criança». «Com 20 anos estava casado, passados poucos meses era pai, e eu costumo dizer que lá em casa era um infantário», acrescenta. São pais de ois filhos, avós de cinco netos e, neste momento, vem uma bisneta a caminho. «É com “ais” e “uis” que nós vamos caminhando e temos que recuperar sempre depois da chatice. Se não for assim, nós não chegamos lá», salienta. Hoje, Avelino e Laurinda garantem, em uníssono, que «continua a valer a pena».

Antes da bênção final, Ana Margarida Ferreira, filha de um casal que assinalou 25 anos de casados, deu o seu testemunho perante todos os presentes.

A jovem começou por sublinhar a importância deste momento porque, realçou, não é todos os dias que se celebram as bodas nos seus mais diversos tempos. No dia do casamento, disse, «não estava lá». «Mas, hoje tenho a felicidade de estar aqui a testemunhar o quanto as vossas uniões deram certo, as vossas famílias cresceram e agora, neste momento, e em comunidade, o vosso casamento é comparado a algo nobre», disse.

Entretanto, no início da celebração da Eucaristia, Ana Isabel Oliveira, da confraria, lembrou que o casamento segue o padrão de relacionamento de compromisso de Cristo com a sua Igreja».

«O propósito final do casamento é colocar o relacionamento de compromisso de Cristo e da sua Igreja ao serviço dos outros. É por isso que o casamento existe», disse.

Devoção

A peregrinação arciprestal ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário do Monte da Franqueira está marcada para o segundo domingo de agosto, ou seja, para o dia 13 de agosto.

Segundo o juíz presidente da Confraria de Nossa Senhora do Rosário do Monte da Franqueira, neste momento está tudo praticamente pronto para este momento que é especialmente vivido, não só pelos barcelenses, mas também por muitas pessoas que vêm de outros concelhos e que, nesse dia, sobem o monte a pé.

Manuel Fernandes de Sousa revelou que, no dia 23 de julho, a imagem de Nossa Senhora da Franqueira vai para a paróquia de Remelhe, onde permanece uma semana. No dia 30 de julho a imagem chega à paróquia de Viatodos, permanecendo também uma semana. Do dia 6 de agosto a 13 de agosto, a imagem fica em Barcelos, sendo transportada nesse domingo até ao seu santuário, a partir das 8h00, seguindo a celebração da Eucaristia.