Arquidiocese de Braga -
5 julho 2023
Senhora do Pilar acolheu encontro de acólitos da Arquidiocese de Braga

Departamento Arquidiocesano para a Liturgia
Encontro, que decorreu no passado sábado, juntou mais de 80 acólitos no Santuário de Nossa Senhora do Pilar.
No passado sábado, dia 1 de julho, mais de 80 acólitos de diversos arciprestados participaram no III Encontro Arquidiocesano de Acólitos, que teve como tema “Passo a Passo com Maria”. Na esteira da preparação para as JMJ, os acólitos subiram desde a Capela do Horto até ao Santuário de Nossa Senhora do Pilar, em Póvoa de Lanhoso.
A caminhada começou com uma dinâmica proposta por Emanuel António Dias (criador do projeto Pray to Love), intitulada “Servidores d’Alegria”, o modo de o próprio entender o papel dos acólitos em Igreja. Seguiu-se um “caça ao tesouro”, organizado pela equipa arquidiocesana, com atividades diversas sobre o ministério dos acólitos. A jornada culminou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo diretor do Departamento Arquidiocesano para a Liturgia, Pe. Rui Sousa, uma vez que os compromissos episcopais de D. Delfim Gomes impossibilitaram a sua presença. Durante a celebração, o sacerdote frisou a importância de os acólitos serem sinais de uma Igreja acolhedora, tornando-se “presentes de Deus” para tantas pessoas, sobretudo jovens, que nem sabem como receber o próprio Deus. Para isso, foi proposto o modelo de santidade de Francisco Marto, patrono dos acólitos de Portugal, cuja relíquia esteve presente durante a Eucaristia. Este encontro contou ainda com a presença do vice-diretor do Serviço Nacional de Acólitos, José Campos, da Diocese do Porto, que fez um apelo aos acólitos para serem criativos e originais no seu caminho de santidade pelo mundo.
O encontro terminou com a habitual foto de grupo e com o convite à participação em diversas atividades para acólitos no ano 2024: Peregrinação Nacional dos Acólitos a Fátima, a 01 de maio; Congresso Eucarístico Nacional, em Braga, de 31 de maio a 02 de junho; Encontro Arquidiocesano de Acólitos, a 06 de julho; e Peregrinação Internacional dos Acólitos a Roma, no início de agosto.
Partilhar