6 julho 2023

Fátima: Responsáveis da Catequese analisam “pós JMJ” e “cuidado dos menores”

Irmã Arminda Faustino
Fotografia DR

Comunicação SNEC

Reunião dá a conhecer “caminho a percorrer na formação de catequistas e os novos materiais” para este setor da Educação Cristã

Os responsáveis diocesanos pela Catequese reúnem-se amanhã, dia 7 de julho, em Fátima para “avaliar o ano catequético” e “lançar as propostas para a catequese no pós Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”.

“Antes de qualquer outra coisa queremos estar juntos, por que na catequese o caminho só se pode fazer em conjunto, como discípulos. Este encontro vai apresentar uma proposta de catequese, para os adolescentes no período pós JMJ Lisboa 2023”, explica irmã Arminda Faustino, coordenadora da Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

“Celebrar a JMJ Lisboa 2023 - experiências que mudam a vida” vai ser a proposta da catequese nacional para os adolescentes dos 12 aos 15 anos, que compreende “o tempo do aprofundamento mistagógico e o discipulado missionário”.

“Independentemente do grau de envolvimento de cada um, a JMJ representa um acontecimento indelével na vida da Igreja portuguesa. Queremos, com esta proposta partilhar e celebrar a experiência de eclesialidade que é a JMJ e que a todos vai tocar. Tivemos, durante os últimos quatro anos, uma proposta de caminho, com o ‘Say Yes’- aprender a dizer sim’. A própria passagem dos símbolos pelas dioceses tocou e ‘mexeu’ com a catequese e foi envolvendo muitos catequistas e catequizandos. Com esta proposta queremos olhar para estas experiências de igreja alargada e permitir fazer eco e memória desta experiência de vida nova no Espírito”, desenvolve.

Nos últimos anos a aposta “clara e real” na catequese da adolescência, agora denominada de ‘tempo 3 e 4’, é consequência “da reflexão que temos feito acerca de uma faixa etária tão rica e desafiante”.

“Vamos percebendo que é um desafio grande a transmissão da fé nestas idades. Com o Say yes fizemos um ensaio ao «dizer sim» e queremos agora contemplar e aprender de novo para que ajudemos os adolescentes a abrirem-se e a serem capaz de contribuir na construção de um mundo novo”, garante.

Para janeiro de 2024 o tempo do aprofundamento mistagógico e o discipulado missionário vão contar com novos materiais catequéticos resultado do trabalho entre o SNEC, a Salesianos Editora e o grupo de trabalho do Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias.

“É um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e que envolve todos. Os novos recursos catequéticos estão quase a chegar, e queremos partilhá-los com os secretariados diocesanos de forma a que todos tenham uma voz e um contributo para os mesmos”, explica.

Cuidado dos menores e dos adultos vulneráreis em contexto catequético

Presente na sessão de trabalho vai estar Rute Agulhas, coordenadora do grupo Vita, um serviço que pretende acolher, escutar, acompanhar e prevenir as situações de violência sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal”.

“Este é um encontro que acontece naturalmente. As crianças os adolescentes os jovens e os adultos vulneráreis são a prioridade da catequese e a ligação ao grupo Vita vai permitir aprender mais, adotar um olhar com profundo respeito e com as ferramentas necessárias para antecipar, prevenir, e acompanhar com maior qualidade os que precisam”, completa.

Da agenda de trabalhos destaque ainda para as questões da ‘formação fundamental’ e da preparação da Semana Nacional da Educação Cristã e das Jornadas Nacionais de Catequistas 2023.

Esta é a primeira reunião entre o SNEC e os secretariados diocesanos da catequese onde marca presença D. António Azevedo, que tomou posse recentemente como presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).