Arquidiocese de Braga -
25 setembro 2023
75º aniversário de falecimento do Padre Cruz
Pe. Cruz tinha como lema de vida "Confessar enquanto houver pecadores ao pé do confessionário, pregar enquanto houver ouvintes no templo e rezar até já não poder mais".
Assinala-se este domingo, 1 de outubro, o 75º aniversário de falecimento do Pe. Cruz.
Francisco Rodrigues da Cruz nasceu a 29 de julho de 1859. Estudou na Universidade de Coimbra entre 1875 e 1880, tendo sido ordenado sacerdote a 3 de junho de 1882. Foi diretor do Colégio dos Órfãos entre 1886 e 1894 e diretor Espiritual em S. Vicente de Fora entre 1896 e 1903. Entrou na Companhia de Jesus a 3 de dezembro de 1940. Faleceu em Lisboa a 1 de outubro de 1948.
O processo de Beatificação, em Lisboa, foi iniciado a 10 de março 1951 e entregue à Santa Sé a 17 de setembro de 1965. A aprovação dos Escritos ocorreu a 30 de dezembro de 1971.
Oração:
Senhor Jesus, Único e Eterno Sacerdote, que chamaste Francisco da Cruz para ser sacerdote contigo, e lhe destes a graça de uma vida interior profunda, de uma grande devoção à Eucaristia e a Nossa Senhora, de um amor e uma grande obediência à Igreja, de uma extraordinária dedicação ao serviço pastoral, de um amor inexcedível aos pobres e aos presos, aos doentes e aos pecadores, com um desejo apaixonado de ser um bom pastor e um bom samaritano, sempre pronto a servir e a amar, que era conhecido por "santo", pelo "santo da caridade", "pelo pai dos pobres", pelo "amigo de pecadores", sempre disponível e atento a servir, a confessar, a fazer viagens para pregar e exercer a caridade, nós Te agradecemos o dom da sua vida e o seu testemunho de santidade. E ao celebrar os 75 anos da sua morte, Te louvamos e bendizemos pelo exemplo da sua vida e pelas muitas graças que por seu intermédio alcançamos. Confiados na sua intercessão, entregamos ao teu Coração de Redentor, o pedido de nos alcançares a graça seguinte: (dizer a graça que se deseja). E se for para a maior glória da Santíssima Trindade, por intermédio do Coração Imaculado de Maria, Te suplicamos a breve canonização do Padre Francisco da Cruz, teu amigo e dedicado servo, pobre e humilde.
Amém
Partilhar