Arquidiocese de Braga -

6 outubro 2023

Paróquia de Creixomil realiza festa das colheitas

Fotografia Paróquia de S. Tiago de Creixomil

DACS com Paróquia de Creixomil

Festividade contou com a inauguração da feira de produtos cujo valor das vendas reverte para as obras da Igreja paroquial.

\n

A paróquia de São Tiago de Creixomil, Arciprestado de Barcelos, realizou no passado fim-de semana a 2ª edição da Festa das Colheitas. A festividade teve como tema S. Tiago Maior, padroeiro da comunidade. 

No domingo, dia 1 de Outubro, o dia iniciou com a celebração da Eucaristia em ação de graças pelas colheitas com animação do coral com instrumentos tradicionais do folclore. A Igreja foi ornamentada com uma decoração de produtos das colheitas e quadros com sementes alusivos à vida de São Tiago Maior.

No final da missa foi inaugurada a feira de produtos a reverter para as obras da Igreja paroquial. Durante a tarde de domingo a animação esteve a cargo do Rancho Folclórico de São Tiago de Carapeços e do Grupo Folclórico de Santa Maria de Moure, do concelho de Barcelos. 

O programa das colheitas iniciou, porém, no sábado com o tradicional corte do milho realizado na manhã do dia 30 de setembro, com a participação de crianças e adultos vestidos com trajes tradicionais.

Durante a tarde o adro da igreja foi preparado para a grande desfolhada, que se viria a realizar no final do jantar. A comunidade e muitos visitantes, animados pelas concertinas, realizaram a tradicional desfolhada minhota. A noite terminou com a atuação do grupo Ecos do Povo e uma sessão de fogo de artifício.

A comissão organizadora agradece a colaboração e generosidade de todos na preparação deste evento que visa manter vivas as tradições, unindo a comunidade e contribuindo para as obras de restauro da igreja paroquial a realizar em breve.

© PARÓQUIA DE S. TIAGO DE CREIXOMIL