Arquidiocese de Braga -

18 outubro 2023

Assembleia do Clero: espaço de partilha e sinodalidade

Fotografia DACS

DACS

Assembleia do Clero decorreu em clima de fraternidade e partilha

\n

A Arquidiocese de Braga realizou a Assembleia do Clero num modelo sinodal de partilha e oração. O encontro, que aconteceu na manhã de hoje, dia 17 de outubro, com o tema “Da alegria do chamamento à alegria de chamar”, reuniu cerca de 150 participantes.

A primeira parte da assembleia, presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, decorreu na Capela da Imaculada, com um momento de oração e Adoração ao Santíssimo Sacramento,

Em seguida, todos os presentes fizeram uma reflexão sobre as questões propostas para a assembleia:  “que aspetos da minha vida e do ministério me dão alegria, e me levam a querer propor a adolescentes, jovens e adultos o caminho do sacerdócio? E que aspetos não me realizam?; como renovar a Pastoral Vocacional para que ela se adeque ao tempo de hoje?, e que modalidades de Seminário Menor são mais adequadas para o tempo de hoje?”.

“E só na proximidade, na amizade, na relação fraterna entre nós, só a partir da unidade presbiteral poderemos ter uma unidade sinodal, uma unidade pastoral. Na alegria de nos sentirmos chamados para ser, na pessoa de Jesus Cristo e em nome da Igreja, a presença do Evangelho nas comunidades, juntamente com todos os batizados, mas na responsabilidade e na vocação que nos é concedida pela imposição das mãos, sentirmos esta alegria que tem que ser contagiante", destacou D. José.

As mesas estavam nomeadas com placas correspondentes aos frutos do Espírito Santo: paz, alegria, caridade, paciência, longanimidade, benignidade, fidelidade, castidade, continência, fé, esperança, amor, modéstia, mansidão e bondade.

No encerramento do encontro, no Auditório do Espaço Vita, cada grupo apresentou uma síntese dos pontos discutidos. O material, a ser enviado para a conselho episcopal, o conselho presbiteral permanente e para a equipa sinodal arquidiocesana, ajudará a traçar o projeto pastoral dos próximos 10 anos, para a arquidiocese, e  será abordado também na Assembleia Arquidiocesana, marcada para o dia 2 de dezembro.