Arquidiocese de Braga -
24 outubro 2023
"Para uma escatologia sapiencial" apresentado a 3 de novembro

DACS
Obra do Pe. José Miguel Cardoso será apresentada pelo Cardeal D. António Marto, Bispo emérito de Leiria-Fátima.
"Para uma escatologia sapiencial" é o título do novo livro da autoria do Pe. José Miguel Cardoso. A obra tem por base a tese de doutoramento defendida pelo Sacerdote a 15 de junho de 2023.
A apresentação do livro tem lugar a 3 de novembro no Espaço Vita, em Braga, e conta com a presença do Cardeal D. António Marto, Bispo emérito de Leiria-Fátima. A sessão tem início 21h15.
A tese defendida, agora publicada em livro, versava sobre a proposta de uma nova tipologia teológica, aprofundando aquele que é um dos tratados mais jovens do areópago teológico: a escatologia. Com o intuito de aproximar o “crer na parusia” ao “viver na espera da parusia”, a tese pretendia, assim, discernir o atual caminho (teológico) que percorrermos entre o “paraíso perdido” e a “terra prometida”. Porque "a Igreja não vive apenas de tradições, mas também de antecipações", explica o Pe. José Miguel.
A obra, com edição da Nova Livraria do Diário do Minho, faz parte de uma coleção de livros intitulada "Stimulus Pastorum" que reúne volumes escritos por sacerdotes da Arquidiocese de Braga.
O título da coleção é inspirado na vida e obra de S. Bartolomeu dos Mártires. A “Stimulus Pastorum” é uma das suas obras, possivelmente escrita na última fase do Concílio de Trento (1562-1563), na qual participou como Arcebispo de Braga e que marcou aquele que é considerado como um dos concílios mais importantes da história não apenas da Igreja como do mundo. Escrita num período áureo, esta obra é importante não só pelo que encerra de ensinamentos e recomendações aos pastores da Igreja – os bispos – como pelo valor cultural.
Partilhar