Arquidiocese de Braga -
27 outubro 2023
D. José Cordeiro preside à sessão de abertura da Assembleia Diocesana da LOC/MTC de Braga

DACS com LOC/MTC
Encontro decorre dia 28 de outubro no Centro Cultural e Pastoral da Arquidiocese entre as 9h e as 18h.
D. José Cordeiro preside na manhã deste sábado, dia 28 de outubro, à sessão de abertura da assembleia diocesana da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) da Arquidiocese de Braga. A iniciativa decorre no Centro Cultural e Pastoral da Arquidiocese entre as 9h e as 18h.
A sessão tem início às 9h com o colhimento e receção aos participantes, seguindo-se um momento de oração. Durante a manhã os trabalhos incidirão sobre a apresentação e votação de relatórios de atividades, contas, orçamento, planos de ação e atividades.
Após o almoço serão apresentados os planos e programas de ação dos grupos de militantes. Após as 15h tem lugar um espaço de formação por Paula Oliveira, vereadora da ação social da Câmara Municipal de Guimarães e antiga militante da JOC em S. Martinho de Candoso, sobre “Ide Cuidar, Dignificar e Expandir”; O programa termina às 17h com a celebração da Eucaristia e momento do envio - "Ide!".
Em nota, o Secretariado Diocesano da LOC/MTC refere que o relatório que será apresentado à assembleia é baseado no plano de ação aprovado na assembleia diocesana de outubro de 2022: “Dizíamos no plano de ação aprovado que o mundo do trabalho é um mundo complexo e diversificado, que se move, para garantir o aperfeiçoamento da Obra do Criador e alimentar todos os seres humanos que dele fazem parte integrante."
“As linhas de orientação aprovadas no XVIII Congresso Nacional, realizado no Luso, em junho daquele ano, onde a Arquidiocese de Braga participou ativamente, foram sintetizadas no slogan “Dignificar o Trabalho, Cuidar da Casa Comum. O relatório que agora apresentamos, bebe nessa ‘Fonte’ de onde emergiram uma série de realidades, que bem gostaríamos que não tivessem sucedido”, destaca a LOC/MTC.
O documento refere ainda que, “ao nível da Igreja o ano foi marcado pela realização em Portugal da Jornada Mundial da Juventude” e pelo “Sínodo, cuja primeira assembleia mundial termina este domingo em Roma”.
O comunicado termina mencionando o título da proposta do plano de ação para 2023-2024: “Ide Cuidar, Dignificar e Expandir”.
Partilhar