Arquidiocese de Braga -

6 novembro 2023

Seminários de Braga abriram portas a jovens da Arquidiocese

Fotografia Francisco de Assis

DM - Francisco de Assis

Jovens foram conhecer a dinâmica de um seminário em Braga

\n

Os seminários de Braga abriram ontem as portas a grupos de jovens de toda a Arquidiocese de Braga, sobretudo os que participaram na Jornada Mundial da Juventude. Um gesto que se repete no próximo sábado, no âmbito da Semana dos Seminários, que decorre até ao próximo domingo.

Uma iniciativa que  pretende inquietar adolescentes e jovens a não se toldarem pelo medo que paralisa e assumirem a possibilidade de renovar a Igreja e o mundo pelo dom de si próprios. Assim, ontem, 30 jovens, acompanhados por seminaristas, visitaram o Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo.

Carlos Furtado, seminarista do 5.º e último ano de formação, contextualizou para o Diário do Minho, o âmbito do evento. "Temos várias atividades integradas na Semana dos Seminários, que este ano é mais centrada no Arciprestado de Celorico de Basto. Em simultâneo, dividimos por grupos, entre o Seminário Maior e o Seminário Menor, e mais os padres formadores e os diretores espirituais. Vamos visitar as paróquias, celebramos a eucaristia nas paróquias, temos catequeses com jovens e adolescentes".

Ontem foram 30 e no próximo sábado haverá um novo dia de portas abertas, desta vez com maior número de jovens, uma vez que esse foi o dia que a maioria escolheu para visitar os seminários.

"Destina-se a grupos de jovens e adolescentes que queriam visitar o seminário, conhecer as instalações para ficarem a conhecer um bocadinho do seu funcionamento, a dinâmica da casa, a formação. Também temos a catequese, momento de oração e conheceram a vida de um seminário, com testemunhos dos seminaristas", explicou Carlos Furtado.

De referir que esta é a primeira vez que os seminários abrem as suas portas de forma mais prolongada. "Normalmente a Semana dos Seminários é centrada num arciprestado. Mantivemos isto e desta vez trazemos gente nova, sem quaisquer compromissos, aos nossos seminários. Antes, isso só acontecia na Vigília nos Seminários". Este ano acontecem também as vigílias, que serão hoje, dia 6, em Celorico de Basto e na sexta-feira, dia 10, no Seminário de São Pedro e São Paulo, em Braga, como habitualmente às 21h15. Nesse dia, além dos seminaristas, as organizações religiosas, movimentos paroquias e a comunidade em geral são chamadas a juntarem-se à Vigília.