8 janeiro 2024

Arquidiocese de Braga inicia formação de 11 candidatos ao Diaconado Permanente

Fotografia DM

DM - Jorge Oliveira

Arcebispo espera que cada um se sinta “corresponsável na missão de Evangelizar”

A Arquidiocese de Braga lançou no sábado, 6 de janeiro, a formação integral para o Diaconado Permanente, numa sessão no Seminário Conciliar, com a presença do Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro.

Este tempo de formação para os candidatos ao Diaconado marca o arranque de um “tempo novo” na Arquidiocese de Braga, que “quer  ser cada vez mais sinodal, ministerial, samaritana, missionária”, disse, na apresentação, D. José.

Os aspirantes vão fazer um tempo propedêutico para discernimento da vocação diaconal, que vai iniciar já no próximo sábado, dia 13 de janeiro, com a participação de 11 candidatos provenientes de vários arciprestados da Arquidiocese, seguindo-se três anos de formação teológica na Universidade Católica - Braga.

“O que esperamos é que este tempo de formação seja um tempo fecundo, um tempo feliz, em que cada um se sinta corresponsável na missão de evangelizar. Não mudámos o Evangelho, mas mudámos o estilo de Evangelização”, disse o prelado.

A Arquidiocese de Braga conta atualmente com 13 diáconos em exercício, aos quais se poderão juntar, dentro de quatro ou cinco anos, os aspirantes ontem anunciados. São 11 candidatos, mas até ao primeiro encontro, no dia 13 de janeiro, o número poderá aumentar.

D. José Cordeiro espera que os diáconos possam fazer caminho “no grande sonho de levar Jesus a todos e todos a Jesus”.

“Eles despertam para um novo serviço da Igreja e hoje também tomam ainda maior consciência àquilo a que madrugam. Há um novo estilo de vida no matrimónio, na família, na comunidade, no movimento, para o maior serviço na Igreja, para viver ainda mais intimamente a relação com Jesus Cristo e capacitarem-se a todos os níveis (humano, espiritual, pastoral, intelectual), para melhor poder servir na comunhão com o bispo, com o presbitério, com o Povo santo de Deus nesta Igreja que peregrina na Arquidiocese de Braga”, explicou.

D. José referiu que o Diácono Permanente não é para substituir ou concorrer com o padre, ou ser seu secretário. A sua vocação e missão estão bem definidas nos documentos da Igreja.

O plano formativo para o Diaconado Permanente foi apresentado e explicado pelo reitor do Seminário Conciliar, o Cónego Vítor Novais, depois da Oração de Laudes e de uma dinâmica para promover laços e relação entre os presentes.

“Hoje é um dia muito importante para a nossa Diocese porque é concretização de um sonho que há já muito tempo estava no nosso horizonte”, disse o reitor, que coordena a Equipa de Formação.

Na sua intervenção, o cónego Vítor Novais referiu que a Igreja quer renovar-se, sempre a partir do Evangelho, e o Diaconado Permanente será uma das formas de ajudar a concretizar esse sonho, nesta Igreja ministerial.

O reitor explicou que cada diácono é “único e insubstituível no seu papel e no seu ministério” e poder contar com estas 11 pessoas “será sempre uma mais valia e riqueza para a Igreja de Jesus”.

O tempo propedêutico compreende 12 encontros ao sábado de manhã (13 e 27 de janeiro, 10 e 24 de fevereiro, 9 e 16 de março, 13 e 27 de abril, 11 e 25 de maio e 1 e 8 de junho), com formação em duas áreas distintas - espiritual e sobre o ministério diaconal, ficando o encerramento para o dia 22 de junho.

Após o tempo propedêutico, é propostos aos candidatos três anos de formação teológica, na Universidade Católica-Braga, que poderá ser alargada também a outras pessoas que queiram acolher esta oportunidade.

Este percurso assegurará formação espiritual, teológica, humana e pastoral.

No primeiro ano, a formação integra Introdução à Bíblia, Introdução ao Cristianismo, História da Igreja Antiga, Antigo Testamento (Hagiógrafos e Profetas), Liturgia Fundamental e Teologia Moram fundamental. Os módulos para o segundo ano são: Novo Testamento (Evangelhos Sinópticos, Escritos Paulinos e Joaninos), Direito Canónico, Antropologia Teológica, Dimensões da Pastoral, Cristologia, Eclesiologia, Evangelização e Teologia Moral Pessoal.

No terceiro ano, os candidatos vão frequentar Doutrina Social da Igreja, Liturgia Sacramental, Vida Paroquial, Economia e Gestão Paroquial/Patrimonial, Ministério da Oração e Ministério da Palavra.

Aos presentes foram oferecidos dois livros publicados pela Conferência Episcopal Portuguesa que poderão ajudar neste percurso; “O Diácono Permanente na Igreja em Portugal” e “Ministérios Laicais para uma Igreja Ministerial”.