Arquidiocese de Braga -

18 janeiro 2024

Solteiros, casados e viúvos convocados para o Santo Amaro

Fotografia DR

Sampaio Viana

A missa campal será no dia 21 de janeiro

\n

Com três domingos especialmente dedicados aos solteiros (dia 21), aos casados (dia 28) e aos viúvos (dia 4 de fevereiro), a comunidade paroquial de Belinho, do arciprestado e concelho de Esposende, está em festa desde o passado dia 6 até ao dia 4 para celebrar Santo Amaro, S. Silvestre e S. Brás, na capela que lhe é dedicada, situada no lugar do Feital.

De 6 a 15, decorreu a novena na capela. No dia 20, às 15h30, atua o artista Ruizinho, de Penacova. Às 19h é celebrada Missa solene na capela, seguindo-se o fogo de artifício.

No domingo, dia 21, a fanfarra dos escuteiros de S. Bartolomeu do Mar entra às 9h e a seguir a Banda de Música de Belinho. Às 10h sai a procissão da igreja paroquial para a capela, onde, à sua chegada, é celebrada Missa campal, cantada pela banda de música, que, a partir das 15h, apresenta um concerto.

O “Coro da Manhã” anima os cânticos da Missa do dia 28, às 10h, no recinto. A partir das 15h, tem lugar um festival folclórico com os grupos: Rancho Folclórico As Moleirinhas de Marinhas; Rancho Folclórico de Fonte Boa; Rancho Folclórico e Etnográfico A Telheira de Barqueiros; e Grupo de Danças e Cantares As Gamelinhas de Palme.

No dia 3, às 18h30, na capela, é celebrada Missa em honra de S. Brás, e, no dia 4, às 10h, a Missa com os cânticos animados pelo coro “Senhora da Guia”.

As festividades terminam às 15h30, com a atuação da artista esposendense Joana D’Arc.