Arquidiocese de Braga -

12 fevereiro 2024

QUARTA-FEIRA DE CINZAS. “Tu és pó e para o pó retornarás”

Fotografia

Balasar (Santa Eulália)

\n

DIA 14/02/2024. Missa das cinzas

Hora: 19h00

Qual o sentido da Quarta-feira de Cinzas?

A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja, dia que marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.

A intenção desse sacramental é nos levar ao arrependimento dos pecados, é fazer-nos lembrar que não podemos nos apegar a esta vida, achando que a felicidade plena possa ser construída aqui. É uma ilusão perigosa. A morada definitiva é o céu.

 

Quarta-feira de cinzas, 22-2-39

 

(Nosso Senhor segredou assim à Alexandrina, que depois ela reproduziu.)

Ai, ai, como o meu Divino Coração está triste e magoado. Compartilha da minha dor. Eu fui tão ofendido.

Ó meu Jesus, que posso mais fazer-Vos para Vos consolar? Deixas cair sobre ti todo o peso dos crimes da humanidade? Principia a Quaresma. Eu não vou falar-te, senão quando estiveres desfalecida a parecer-te que estás pálida que não tens quem te deite a mão. A tua alma sofrerá horrorosamente. A Paixão será dolorosa. Serás açoitada com toda a violência.

Ó meu Jesus, eu sou Vossa. Esmigalhai o meu corpo. Fazei de mim o que quiserdes. Às sextas-feiras, falar-te-ei sempre para ajudar-te. Diz ao teu P. que amo-Vos muito, mas quero que ele te auxilie, que estejais unidos e que te ajude na tremenda missão que tens de desempenhar num sofrimento tão horrível. (De facto Nosso Senhor não lhe tem falado.)