21 março 2024

Alunos da Profitecla vão ajudar turistas durante a Semana Santa

Fotografia DM

DM - José Carlos Ferreira

Os alunos de Turismo vão estar no centro histórico da cidade de Braga

A Comissão das Solenidades da Quaresma e Semana Santa de Braga, a Câmara de Braga e a Profitecla vão reeditar este ano a parceria que visa colocar os alunos de Turismo a ajudar os turistas no centro histórico da cidade durante a Semana Santa.

O projeto deste ano foi apresentado publicamente ontem, dia 20, com os representantes das duas entidades e da Câmara de Braga, tendo sido vincadas algumas novidades nesta edição. Ao todo, são 20 alunos, que vão constituir-se em  equipas de dois elementos e prometem, não só ajudar os turistas em português, espanhol, inglês e em italiano, mas também divulgar a programação da Semana Santa, de segunda-feira da próxima semana até Sexta-feira Santa, durante a manhã e tarde, e no período antes das procissões.

Aos jornalistas, Sérgio Pinto, da comissão executiva do polo de Braga da Escola Profitecla, realçou que esta iniciativa será excelente a para aprendizagem deste alunos. Uma das novidades deste ano é a indumentária dos estudantes idealizada para conseguir captar mais a atenção dos turistas. “Este ano, os nossos alunos vão vaguear pelo centro histórico da cidade a prestar informação de caráter turístico, mas também de caráter geral, munidos de uma camisola com um ‘código QR’, com o nome do projeto ‘Can I Help You’. Este  código está conectado com o site oficial da Semana Santa. Para além disso, os estudantes vão também estar munidos de um chapéu com o ‘I’, de informação turística. Estas são nuances que introduzimos este ano porque percebemos que, no ano passado, o que acontecia muitas vezes é que os alunos passavam um bocadinho despercebidos no meio da multidão”, explicou.

Por fim, os alunos vão também ter um saco cedido pela Câmara de Braga, onde estarão os mapas da cidades, os programas da Semana Santa para distribuir. “Não nos esquecemos nunca que isto é uma atividade pedagógica, uma atividade que será  dinamizada por alunos que estão em contexto de  aprendizagem”, ressalvou Sérgio Pinto.

O adjunto do presidente da Câmara de Braga, depois de manifestar todo o empenho do município na promoção da Semana Santa de Braga, reconhecendo o potencial turístico que tem, revelou, por sua vez, que estes alunos vão hoje ter uma formação muito técnica para saber que tipo de informação dar a um turista. “É muito salutar quando as instituições se unem de forma voluntária com o objetivo de receber bem”, salientou.

O presidente da Comissão das Solenidades da Quaresma e Semana Santa de Braga, o Cónego Avelino Amorim realçou que este projeto cresceu este ano pelas necessidades sinalizadas anteriormente. “Este ano temos um período de abrangência maior, sobretudo porque achámos que era importante, não apenas o acolhimento dos visitantes, mas também a informação aos bracarenses que também perguntam informações úteis”, disse.

Alunos prontos para ajudar

Vitória Lima e Giulia Danelli são duas das 20 estudantes do curso de turismo da Profitecla que vão ajudar os visitantes no centro histórico da cidade durante a Semana Santa de Braga.

Vitória Lima é a primeira vez que participa neste projeto, esperando que seja uma excelente experiência, ajudando os turistas “a ter a Semana Santa que eles desejam”.

Segundo sublinhou, esta é uma forma de colocar em prática aquilo que o curso de turismo lhe tem dado, e de obter informação complementar com o mini-curso sobre informação turística que a Câmara de Braga vai proporcionar hoje.

Para Giulia Danelli, de origem italiana, a viver em Braga há um ano, esta é a segunda vez que participa no projeto. “Foi uma experiência muito boa, muito diferente, que nos pôs em contacto com turistas de outras nacionalidades, outras culturas. E colocamos em prática o que aprendemos”, disse.